logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Pix por aproximação e novas regulamentações do Open Finance são novidades para 2025

O Banco Central marcou novidade para fevereiro de 2025, integrando Open Finance e NFC para facilitar pagamentos instantâneos

21 de outubro de 2024

Em julho de 2024, o Banco Central (BC) anunciou a introdução do Pix por aproximação ao mercado de pagamentos, que promete estar disponível já em 28 de fevereiro de 2025.

 

Essa nova modalidade permite aos correntistas realizarem transferências instantâneas por meio de carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay, sem precisar sair do ambiente de compras online para abrir um aplicativo bancário. A ideia é que, assim como é feito hoje com cartões de crédito e débito, o Pix por aproximação possa ser cadastrado diretamente em uma carteira digital.

 

Essa é mais uma vantagem trazida pelas recentes atualizações no sistema de Open Finance, que ampliou o compartilhamento de dados entre instituições financeiras e que, por meio de tecnologias como o ITP (Iniciador de Transação de Pagamentos) e a near-field communication (NFC), vem facilitando a experiência dos usuários com o Pix.

 

“Pix e Open Finance foram pensados para atuarem juntos, sendo complementares. Agora, sim, estamos olhando para os dois juntos”, disse Luís Moraes, gerente executivo de produtos na Celcoin, durante o Fintouch 24, ressaltando o quanto essa sinergia tem aumentado a velocidade das operações, reduzindo custos e proporcionando maior precisão nas transações financeiras.

 

Novas regras do Open Finance

 

O Open Finance terá novas regras a serem seguidas, pensadas para garantir a segurança dos dados e tornar o Pix ainda mais eficiente.

 

Primeiramente, o Banco Central divulgou uma ampliação no escopo das instituições que precisarão participar do Open Finance, base que passa de 75% para 95% do número total de instituições do país, incluindo segmentos como investimentos e operações de câmbio. Hoje, cerca de 29 milhões de CPFs e 240 mil CNPJs já podem compartilhar seus dados no Open Finance.

 

Quanto ao Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP), será feita a equiparação com regras de atuação do Pix, tornando, assim, facultativa a participação das instituições pequenas. Ao mesmo tempo, o acesso ao Pix por empresas e clientes será facilitado.

 

Infratechs financeiras integram inovações ao dia a dia do mercado

 

A evolução do mercado financeiro continua caminhando junto ao conceito de Embedded Finance, permitindo a instituições não financeiras oferecerem meios de pagamento cada vez mais amplos e eficazes.

 

Pioneira neste segmento, a infratech financeira Celcoin oferece um portfólio completo de soluções em credit, banking e payments, que podem ser implementadas em empresas de todos os setores e tamanhos. Os clientes Celcoin podem inclusive oferecer pagamentos via Pix, assim como se tornarem participantes do Pix Indireto, sem preocupações com a parte operacional e regulatória.

 

Essa nova forma de conectar empresas e usuários finais ao ambiente do Pix permite que todo o processo de pagamento aconteça de maneira segura e sem redirecionamentos externos, para que as experiências sejam mais rápidas, intuitivas e, para um número cada vez maior de empresas, extremamente vantajosas.

Fonte: Assessoria