logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Brasil Cachaças 2024 começa em João Pessoa em 10 dias

Festival reúne mais de 12 confrarias de cachaça e promove degustações, oficinas, concursos e encontros de produtores

15 de outubro de 2024

João Pessoa vai se transformar na capital da cachaça no Brasil dentro de dez dias. A 4ª edição do Brasil Cachaças, evento que celebra a cadeia produtiva da bebida, acontece entre os dias 23 e 26 de outubro no Espaço Cultural José Lins do Rego e em diversos pontos da capital paraibana.

O Brasil Cachaças oferece uma experiência única tanto para apreciadores quanto para produtores e comerciantes do ramo, fomentando novos consumidores e estimulando boas práticas na indústria e o crescimento do mercado local e regional.

O público em geral poderá imergir no mundo da cachaça nos dias 25 e 26, no Espaço Cultural, na IV Feira das Melhores Cachaças do Brasil. O evento contará com degustações, lançamentos, rodas de conversas, oficinas de drinks, concursos e apresentações do humorista Zé Lezin e do cantor Amazan. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h.

No dia 25, às 16h, ocorrerá também o lançamento do livro Cachaça, história e literatura, dos professores Joana Monteleone e Maurício Ayer, que discute a história e o imaginário do destilado brasileiro.

O festival promove também o Concurso de Drinks e Sobremesas do Brasil Cachaças 2024, voltado para bartenders, chefs confeiteiros, profissionais e estudantes de gastronomia que desenvolvam bebidas ou sobremesas com cachaça. As inscrições já estão abertas e mais informações podem ser obtidas no edital.

Além disso, o Brasil Cachaças 2024 será palco do 1° Salão do Queijo da Paraíba, evento que celebra o queijo paraibano e promove o trabalho dos produtores locais, destacando a riqueza e diversidade dos queijos da região.

Evento vai sediar o 6º Encontro Nacional de Confrarias

O Brasil Cachaças 2024 vai sediar o 6º Encontro Nacional de Confrarias, que vai reunir confrarias de todo o Brasil. São elas a Confraria Campo-grandense da Cachaça (RJ); a Confraria da Cachaça do Brasil; a Confraria de Cachaça Copo Furado; a Confraria Paraibana de Cachaça; a Confraria Amazonense de Cachaça; a Confraria Potiguar de Cachaça; a Confraria Mulheres da Cachaça; a Confala; a Confraria Pernambucana dos Apreciadores da Cachaça de Alambique; a Academia Paraibana da Cachaça; a Confraria Paulista da Cachaça e a Confraria da Lapada.

“As confrarias representam o consumidor final de qualidade, são grupos de pessoas que têm conhecimento e gosto pela cachaça e reúnem-se para degustar e valorizar a bebida, com todos os seus valores históricos, culturais, antropológicos, sociais, econômicos e sensoriais. Vamos reunir dez confrarias no Brasil Cachaças, e a Confraria da Lapada, da qual sou presidente, é anfitriã”, explica Fernanda Melo, organizadora do festival.

Programação especial B2B para produtores e comerciantes

A abertura do Brasil Cachaças acontece no dia 23 de outubro, a partir das 8h, com o Seminário de Cachaças do Brasil. O seminário, que ocorre no auditório do Sebrae em João Pessoa, apresenta cases de sucesso e tem foco na inovação, diferenciais competitivos e mercado da cachaça com nomes como Maurício Ayer, Murilo Coelho (Engenho Nobre), Rosângela Vilar (Cachaça Estância Moretti), o professor Normando Filho e Dirlene Pinto (Cachaça Germana).

No dia 24, das 15h às 21h, a programação é voltada para comerciantes, distribuidores e demais profissionais do mercado da cachaça. O evento vai contar com apresentação da cantora Gitana Pimentel.

Além disso, o festival vai abrigar também o Encontro Nacional de Mulheres da Cachaça, que ocorre no Engenho Gran Raiz, em João Pessoa.

Fonte: Assessoria