Prevenção e diagnóstico precoce são essenciais no combate ao câncer de mama em cães e gatos
Veterinário Natanael Filho, do futuro Hospital Vida, alerta sobre a importância da castração e de checkups regulares para garantir a saúde dos pets
14 de outubro de 2024
No Outubro Rosa, a conscientização sobre o câncer de mama se estende também aos pets, e o veterinário Natanael Filho, do Hospital Vida, que será inaugurado este ano em João Pessoa, alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce em cães e gatos. “O sexo feminino é o mais afetado, porém também há casos diagnosticados em machos”, explica.
As causas podem ser fatores genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais, e a prevenção é a maior demonstração de amor, feita principalmente por meio da castração. “Cadelas castradas antes do primeiro cio têm mais de 99% de chance de evitar o câncer de mama, e nas gatas, a castração entre seis e sete meses reduz em até 90% a incidência da doença”, destaca o veterinário.
Sintomas
Segundo o veterinário, o principal sintoma que o tutor vai perceber é o aumento de volume na região da mama. “Muitas vezes fica quente e que pode, ou não, expelir secreção. Essas são as principais queixas quando os tutores notam o tumor de mama nas cadelas e nas gatas”, orienta.
O câncer de mama é o tumor mais frequente em cadelas e gatas, sendo que em felinos a probabilidade de malignidade chega a 90%, enquanto nos cães varia de 50% a 60. Natanael destaca que o tratamento é possível, com a remoção cirúrgica e, em alguns casos, quimioterapia, trazendo boas perspectivas de cura. “O diagnóstico precoce é fundamental. Muitas cadelas, por exemplo, vivem muitos anos sem recidiva após o tratamento”, ressalta.
Natanael ressalta a importância de checkups regulares e do toque nas mamas das cadelas e gatas para detectar alterações. “O médico veterinário deve ser procurado assim que perceber algum sintoma para fazer exames complementares, ele poderá diferenciar se é apenas um processo inflamatório, ou mesmo uma hiperplasia, que é benigna, ou se é um tumor maligno”, orienta Natanael.
Para os tutores, a recomendação é ter esse cuidado especialmente nesse mês de outubro rosa. “O câncer de mama tem alto potencial de metástase, por isso é importante avaliar e fazer outros exames e avaliar outros órgãos como fígado e baço”, orienta o veterinário, reforçando que o cuidado é uma grande demonstração de amor neste Outubro Rosa Pet.
Fonte: Vivass Comunicação