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Foto: Divulgação

Em 2024, Dia das Crianças deve movimentar R$ 18 bilhões, de acordo com Datafolha

Previsão de gasto médio do brasileiro é de R$ 231

11 de outubro de 2024

No próximo Dia das Crianças, 60% (65% em 2023) dos brasileiros pretendem comprar presente, com investimento médio de R$ 231 (R$ 213 em 2023), de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. A estimativa é que a data deve movimentar aproximadamente R$ 18 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços, volume 12,8% maior se comparado com o mesmo levantamento realizado em 2023 (R$ 16 bilhões).

O estudo diz ainda que, para 32% dos entrevistados, o valor gasto em presentes neste ano deve ser maior do que no ano passado. Para 36%, o valor deve permanecer igual, e, para 28%, abaixo do que o gasto anterior. Ainda sobre o recorte de desembolso médio, os homens pretendem gastar mais (R$ 255) do que as mulheres (R$ 209).

Gasto médio por região

Entre todas as regiões, o Centro-Oeste registra o maior valor médio, de R$ 379, ficando acima da média nacional, assim como o Sudeste, com R$ 252. A região Norte tem valor médio igual ao nacional (R$ 231), enquanto as regiões Sul (R$ 226) e Norte (R$164) apresentam os menores valores médios de intenção de compra.

Em relação à intenção de compra, o Norte aparece em primeiro lugar com 70% das respostas positivas. Em segundo lugar está o Sul, com 64%, e em terceiro a região Nordeste, com 63%. As regiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram o mesmo percentual: 56%.

Loja física é a opção

Quando perguntados sobre o local de compra de preferência, 69% dos entrevistados, cerca de dois terços dos entrevistados, pretendem comprar em loja física. O formato de compra presencial é preferência também entre mulheres (69%), assim como na região metropolitana, com 71%, e no interior, que teve 67% de respostas positivas.

Em 2024, a intenção de comprar presente para o Dia das Crianças em lojas online (28%) é maior do que em 2023 (22%). O canal online possui maior aderência entre os homens, 29%, e entre as faixas etárias de 18 a 24 anos e 35 a 44 anos, ambas com 32% de menções.

Cartões tem preferência

Entre os consumidores entrevistados, 36% afirmam ter intenção de utilizar o cartão como meio de pagamento, sendo 21% cartão de crédito, 14% cartão de débito e 1% cartão de loja. O segundo meio de pagamento mais mencionado é o pix, com 31%. O dinheiro aparece em 30% das respostas e o boleto bancário, em 2%. Daqueles que pretendem pagar o presente de Dia das Crianças com cartão de crédito, 69% têm a intenção de parcelar a compra (62% em 2023).

O Sudeste é a região onde o uso do cartão é mais predominante, opção de quase metade dos entrevistados, com 45%. Os cartões também lideram as menções entre os consumidores na faixa etária de 35 a 59, com 39%. Esse também é o meio de pagamento mais citado entre as mulheres, com 38% das menções e entre a classe A/B, sendo 49% das respostas positivas.

Fonte: CNDL