logo paraiba total
logo paraiba total
mercado eleva previsão, economia avança
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nordeste lidera otimismo econômico, mas MPIs enfrentam desafios

Nordeste se mostrou, em diversos momentos, a região mais otimista para o futuro da economia, no entanto, as vendas e prestações de serviço estiveram abaixo do esperado e 49% das MPI's tiveram capital de giro insuficiente

8 de outubro de 2024

A 14ª Pesquisa Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria do SIMPI/Datafolha oferece uma visão abrangente do panorama econômico na região Nordeste para a categoria durante o mês de junho/julho.

Ao analisarmos as expectativas de vendas e serviços prestados no primeiro semestre de 2024, os valores seguem em estabilidade ao primeiro semestre de 2023, no entanto, para o Nordeste, as vendas e prestações de serviço estiveram a cima do esperado para 22% das MPI’s tornando assim, a região a mais otimista do semestre. Ainda assim, 45% das indústrias afirmam que as vendas e prestações de serviço estiveram abaixo do esperado.

Em relação à expectativa de melhora na situação da empresa para os próximos meses, os valores seguem em estabilidade desde o início de 2024, com 48% das MPIs enxergando um cenário positivo de melhora contra 10% afirmando que o cenário deve piorar. No entanto, o Nordeste se mostrou, em disparado, como a região mais otimista para o futuro, com 62% das MPIs.

Ainda que com um olhar otimista para o futuro, aavaliação de capital de giro para MPI’s do segue sendo uma das piores em relação a outras regiões, 49% dos dirigentes das MPIs afirmam que o valor não foi suficiente para o bimestre. Os valores são proporcionais ao total, com 48% das MPIs do Brasil sem capital de giro suficiente. Em um cenário positivo, apenas 3% das indústrias no Nordeste terminaram o mês com saldo positivo.

Com um capital de giro abaixo do suficiente para o bimestre, a possibilidade de que empresas venham a fechar no Nordeste foi a maior entre as regiões, com 11%. Ainda assim, o número total caiu pela metade em relação ao último bimestre a nível nacional.

Desde janeiro, o índice de Satisfação Macroeconômica vinha apresentando um recuo, mas apresentou uma recuperação de 6 pontos, alcançando novamente 99 pontos e voltando para o mesmo patamar de setembro/2023. No entanto, o Nordeste segue em primeiro lugar com 111 pontos. Ainda assim, para os próximos meses, o otimismo segue em declínio e a queda vem acontecendo desde março/2024. Vale lembrar que o Nordeste é a região mais otimista com 42% das MPIs acreditando em uma melhora, os valores estão 20% acima da média em relação a outras regiões.

Sobre a pesquisa

Pesquisa realizada pelo SIMPI/Datafolha, o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, mostra a situação real da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 15 e 31 de julho de 2024, foram realizadas 712 entrevistas.

Para consultar outros dados da 14ª edição da Pesquisa do Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, por favor, entre em contato com a equipe de Assessoria de Imprensa.

Fonte: Assessoria