logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Brasil fica acima da média global no uso de aplicativos e-commerce, aponta relatório

Dados divulgados pelo Relatório de insights de apps de compras, da Adjust, revelam que, durante a Black Friday de 2023, o uso de aplicativos de e-commerce subiu cerca de 50%.

4 de outubro de 2024

A Adjust, empresa líder em mensuração e analytics, divulgou seu relatório de insights de apps de compras. O estudo revela que o Brasil ficou acima da média global no número de instalações e sessões de aplicativos de e-commerce, mas ficou atrás dos outros países da América Latina.

 

Dados contabilizados no relatório revelam que, no intervalo de um ano, a média global de instalações de aplicativos de compras subiu 25% e o número de sessões cresceu 13%. O levantamento destaca ainda que o Brasil registrou médias superiores às globais no mesmo período, com uma alta de 30% em instalações e 27% em sessões.
Essa alta foi impulsionada principalmente pelo período da Black Friday do ano passado, quando o país registrou um crescimento de 50% acima da média do mês. Esse índice foi superior aos registrados durante os períodos de compras do Amazon Prime Day deste ano e até do Cyber Monday do ano passado.

América Latina

A América Latina se destacou no relatório. O número de usuários que instalou aplicativos de compras e vendas subiu mais de três vezes em relação ao Brasil, com uma alta de 107%. Além disso, o número de sessões dos usuários na região também se destacou, com um crescimento de 27%.
Ainda na mesma região, o Lifetime Value (LTV) – dado que avalia o lucro líquido enquanto um indivíduo for cliente de uma empresa – dos aplicativos de comércio eletrônico no mês 0 foi de US$ 8,86 durante o primeiro trimestre de 2024. A América Latina demonstrou bom desempenho na eficiência de monetização, com métricas altas também no que diz respeito ao ARPMAU (receita média por usuário ativo mensal), de US$ 15,34, apesar de taxas de retenção compatíveis com as globais. Juntas, as métricas de LTV e ARPMAU apontam para usuários engajados que estão dispostos a gastar mais na região.

 

Possivelmente, o aumento no índice Partners per App (parceiros por aplicativo), foi um um dos motivos para o acréscimo nas demais métricas. A região da América Latina cresceu 50% – de 7,7 em 2023 para 11,6 no primeiro semestre de 2024 – acima da média global de 11,2 nos primeiros seis meses deste ano.

 

“É notável o aumento na atividade do usuário em aplicativos de compras durante os períodos de alta demanda do quarto trimestre e em outros momentos-chave do ano, como Amazon Prime ou dia das mães. Os profissionais de marketing precisam estar atentos a essas oportunidades desde muito antes das datas comemorativas para otimizar suas estratégias e maximizar o potencial desses períodos de alta atividade”, explica Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina. “É preciso ainda elaborar uma estratégia clara de retenção do usuário, que abarque os períodos posteriores a estas datas e mantenha-os como consumidores da marca”, complementa.

 

Fonte: Assessoria