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Foto: Freepik

Papo Para Somar – os efeitos da IA no mundo dos negócios: Uma transformação profunda

Adriano Filgueira destaca como a IA está revolucionando negócios, melhorando eficiência, decisões estratégicas e experiências do cliente, mas exige adaptação e foco em ética

1 de outubro de 2024

Sabe aquela frase que diz “Veio para ficar”! Assim a Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios e a vida das pessoas de forma muito rápida e impulsionando mudanças significativas em diversos setores e processos. Seus efeitos podem ser observados em diferentes áreas, desde a otimização de operações até a criação de novos modelos de negócio. A tecnologia de fato veio para ficar e nossa relação com ela está apenas começando e crescendo de forma exponencial.

Os principais impactos positivos observáveis são

Automação e eficiência: A IA permite automatizar tarefas repetitivas e demoradas, liberando os funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas e criativas. Isso resulta em maior eficiência operacional, redução de custos e aumento da produtividade.
Melhora na tomada de decisões: A IA pode analisar grandes volumes de dados em tempo real em questão de segundos, fornecendo insights valiosos para apoiar a tomada de decisões estratégicas. Isso permite que as empresas identifiquem tendências, prevejam demandas e personalizem ofertas para seus clientes.

Experiência do cliente aprimorada: A IA possibilita a criação de chatbots e assistentes virtuais que oferecem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas frequentes e resolvendo problemas simples. Isso melhora a experiência do cliente, aumenta a satisfação e fidelização.

Inovação e novos modelos de negócio: A IA está impulsionando a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio. Empresas podem usar a IA para desenvolver soluções inovadoras e personalizadas, abrindo novas oportunidades de mercado e aumentando sua competitividade.

Desafios e considerações

Impacto no mercado de trabalho: A automação de tarefas pode levar à substituição de alguns empregos, exigindo que os trabalhadores se adaptem e adquiram novas habilidades. É fundamental investir em requalificação e educação para preparar a força de trabalho para o futuro. A chegada da IA não tem a pretensão de substituir o trabalhador, contudo, haverá a necessidade de uma adaptação a esse novo ambiente.

Ética e privacidade: O uso da IA levanta questões éticas e de privacidade, como o potencial de discriminação algorítmica e o uso indevido de dados pessoais. É importante desenvolver regulamentações e práticas responsáveis para garantir o uso ético e seguro da IA, assunto em debate na atualidade. As regras vêm a favor da proteção do indivíduo; para isso, deve-se atentar para a definição de regras claras que venham a desempenhar um fator regulador na sociedade, sempre prezando pelo comportamento ético.

Custos e complexidade: A implementação da IA pode ser cara e complexa, exigindo investimentos em infraestrutura, tecnologia e talentos especializados. Pequenas e médias empresas podem enfrentar desafios para adotar a IA em larga escala; contudo, isso não é um impedimento para começar e se organizar para, quando possível, fazer a implantação na organização.

Um fator importante para analisarmos é que a IA não se trata de RPA (Robotic Process Automation) ou de outra tecnologia e rotinas que amenizem a força de trabalho humana, apesar de ela contribuir para que isso ocorra. Inclusive, será um diferencial para quem já domina alguma outra tecnologia, como, por exemplo, Machine Learning e outras ferramentas que podem potencializar o uso da IA. A forma de como a IA pode evoluir dentro do contexto utilizado é o que chamamos de IA Generativa, que, por sua vez, significa um ramo da inteligência artificial que se concentra na criação de conteúdo original e novo. Em vez de simplesmente analisar ou processar dados existentes, a IA generativa usa algoritmos complexos e modelos de aprendizado de máquina para gerar texto, imagens, música, vídeos e outros tipos de conteúdo.

Conclusão

A IA está transformando o mundo dos negócios de maneira profunda, oferecendo inúmeras oportunidades para aumentar a eficiência, melhorar a tomada de decisões e criar soluções inovadoras. No entanto, é importante abordar os desafios e considerações éticas para garantir que a IA seja usada de forma responsável e benéfica para a sociedade como um todo. As empresas que adotarem a IA de forma estratégica e responsável estarão melhor posicionadas para prosperar no futuro.

adriano filgueira

divulgação

Sobre Adriano Filgueira

Executivo C-Level. CEO do AF Group. Mestrado em Administração pelo PPGA/UFPB, Pós graduado em contabilidade Decisorial pela UFPB e com mais de 26 anos de experiência no mercado. É especialista nos segmentos da Construção Civil, em organizações com o modelo de estrutura em CSC. É consultor nas áreas de Centros de Serviços Compartilhados (CSC) e Governança Corporativa. Associado a ABSC e no IBGC. Certificado em gestão administrativa pelo centro de cooperação econômica internacional de Fujian na China.

Fonte: Adriano Filgueira