logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Economia Criativa: novo roteiro turístico “Culturando” destaca serras, cultura e história na Paraíba

Regina Amorim fala sobre o impulso ao turismo criativo na Paraíba, promovido pelo SEBRAE, por meio da valorização cultural e da inovação territorial

30 de setembro de 2024

Mudar de direção é encontrar novos mercados para as suas ofertas se tornarem parte permanente de seus negócios, aproximando-se cada vez mais dos seus clientes.

Uma mudança de direção pode ser uma mudança de estratégia, com impacto positivo para os negócios de um território.

A atuação do SEBRAE em todas as regiões turísticas da Paraíba, tem possibilitado a mudança de direção, tendo como principal estratégia, identificar nas comunidades, as suas crenças, seus saberes e fazeres, seus talentos criativos e a sua identidade territorial. Não se contentar com a situação atual é ter a capacidade de ousar e mudar de direção.

É o que está acontecendo com o roteiro turístico denominado “Culturando” que integra os municípios de Alagoinha, Guarabira e Serra da Raiz. “Entre Serras e Cultura, Cada Passo uma História” é o slogan dessa nova experiência turística, por caminhos nunca imaginados, mas que surpreendem os visitantes. A arte, a cultura, os empreendedores criativos e o cenário natural, tudo já estava no território. Precisava apenas do conhecimento específico e do olhar do consultor do SEBRAE, possibilitando descobrir com clareza, sobre o que a mudança poderia trazer de negócios criativos do turismo, para as comunidades.

Uma das etapas da mudança de direção é proporcionar a vivência e a comunicação clara junto às agências de turismo, que se interessam pelos novos roteiros da Paraíba, com foco em experiências autênticas e inusitadas, por lugares ainda desconhecidos, mas ricos de histórias, lendas, cultura, gastronomia regional, trilhas ecológicas bem preservadas, pessoas felizes e criativas, que cantam, dançam e se esforçam para agradar os visitantes.

As experiências turísticas de Alagoinha -PB, começam com o “Forró na Vila”, da Agrovila Ribeiro Novo. As danças juninas e o café regional são uma maneira de expressar o bem receber da comunidade. Na Praça da Igreja Matriz o “Grupo Cultural Acorda” apresenta uma performance de teatro, música e dança, um verdadeiro espetáculo de cultura popular, que traz a lenda do Boi Encantado e a interação com os visitantes. Ainda é possível levar de lembranças, o lindo chapéu da apresentação cultural e outros artesanatos que nos reportam ao espetáculo.

Outra experiência do município de Alagoinha é visitar o Recanto das Cirandeiras, do Assentamento Senhor do Bonfim, onde a tradição e a cultura local se misturam, em uma narrativa que integra os turistas aos saberes da comunidade, pela experiência singular e prazerosa oferecida aos visitantes.

O turismo rural em Guarabira – PB, também é uma novidade para as pessoas que gostam de experiências diferentes, que emocionam e alimentam o corpo e a alma dos participantes. A “Trilha da Pedra Grande” guiada pelo Senhor Pedro, condutor local de 84 anos de idade, nos permite compreender o quanto a vida simples tem a nos ensinar e contribuir para a longevidade com qualidade de vida. O passeio de carroça e o almoço no restaurante rural Sabor Camponês é deliciar-se com a culinária rural, cujo prato principal é a galinha caipira. O ambiente bem decorado e o trio de forró pé de serra ao vivo, traz às pessoas que visitam o lugar, a memória afetiva de infância.

Em Guarabira, no “Atelier Criativo do Naro” a experiência consiste em modelar uma peça de cerâmica, no torno do oleiro, sob a sua orientação. O desafio é desenvolver a sua capacidade de criar algo, que você nunca imaginou ser capaz. Nesse roteiro a arte está por todos os lugares. Outro momento marcante é assistir ao pôr do sol no Cruzeiro, produzido pelo renomado artista Francisco Brennand, com Adriano do Sax ao vivo e a exposição das peças de Eugênio Max, o “artesão dos azulejos”.

As experiências do município de Serra da Raiz, de aventura e cultura, para todas as idades, se encaixam numa estratégia mais ampla, que escreverei em breve. Finalizo esse artigo deixando aqui a minha reflexão: A oportunidade de fazer o turismo criativo acontecer em qualquer território, rico de cultura e criatividade é descobrir o quanto a inovação é impactante, gratificante e transformadora.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim