Dia do Cliente: Pequenas e Médias Empresas online movimentam R$ 104 milhões em 2024
Durante a semana do cliente, foram vendidos 1,6 milhão de produtos
17 de setembro de 2024
As pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$ 104 milhões com vendas durante a semana em que é comemorado o Dia do Cliente (15 de setembro). Segundo levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, o resultado representa um crescimento de 43% em relação ao faturamento alcançado em 2023 (R$ 72,5 milhões).
O total de produtos vendidos no período de 9 a 15 de setembro deste ano chegou a 1,6 milhão, 23% a mais do que o registrado no ano passado. Dentre eles, os itens mais vendidos foram creatina, granola, perfumes e calça jeans feminina. O ticket médio por compra foi de R$ 247,90 no período. Já sobre meios de pagamento, o cartão de crédito liderou as vendas com 48% dos pedidos pagos, seguido pelo Pix (45%).
Para Carolina Lago, gerente de Marca & Comunicação da Nuvemshop, é essencial se planejar para a data garantindo ofertas personalizadas, atendimento eficiente e proativo e oferecer uma loja virtual otimizada e simples de navegar para atrair e converter visitantes em compradores. “É um momento estratégico para fortalecer a confiança na marca e estreitar o relacionamento com os clientes ao produzir conteúdos e comunicações especiais e segmentadas. Uma dica é aproveitar essa data para fortalecer vínculos por meio de atendimento especial usando, por exemplo, grupos VIPs. As ações para o Dia do Cliente também servem de termômetro e teste para a Black Friday, que acontece em novembro”, afirma a executiva.
Raphael Vieira, Líder de E-commerce na loja online Don Luiz, marca de coquetéis alcoólicos de doce de leite, preparou promoções para a semana do Dia do Cliente deste ano e relata crescimento nos resultados. “Tivemos descontos de até 12% em toda a loja, com quatro ofertas relâmpago de 15% de desconto. Além disso, buscamos sempre estar próximos dos nossos consumidores, oferecendo grupos de ofertas exclusivos, por exemplo. Pensando nisso, Mariana Caon e Beatriz Honorato, do time de Sucesso do Cliente, fizeram uma ação especial com 10 clientes fiéis selecionados, enviando um kit com produtos da loja para homenageá-los. Em relação aos resultados, a Don Luiz pretende crescer 14,5% neste ano com a data e já foi percebido o aumento nas vendas e no valor de ticket médio”, conta Raphael Vieira. A loja utiliza os serviços da Nuvemshop Next, unidade de negócio focada em lojistas que buscam escalar seus negócios rapidamente.
Na semana do cliente, São Paulo liderou as vendas no e-commerce, movimentando R$ 51 milhões. O estado é seguido por Minas Gerais (R$ 9,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 7,5 milhões), Santa Catarina (R$ 6,5 milhões) e Ceará (R$ 5,6 milhões). Os segmentos que apresentaram maior faturamento foram: Moda (R$ 35 milhões), Saúde & Beleza (R$ 9,3 milhões) e Acessórios (R$ 6,5 milhões).
Para a análise, foram consideradas as vendas realizadas nas semanas do cliente: de 09 a 15 de setembro de 2024 e de 10 a 16 de setembro de 2023, com a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.
Fonte: Assessoria