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Foto: Freepik

Compras de perecíveis impulsionam supermercados brasileiros no primeiro semestre

Dados da Área Central revelam aumento de 11,5% no consumo de alimentos frescos

13 de setembro de 2024

As compras de produtos perecíveis no Brasil registraram crescimento no primeiro semestre deste ano, destacando uma tendência de aumento no consumo de alimentos frescos. De acordo com dados da plataforma AC Hub da Área Central, referência em compras conjuntas e inteligência de negócios para grupos empresariais, o volume de compras no setor de supermercados aumentou de R$5,9 bilhões para R$6,5 bilhões, representando um crescimento de 10,8%, nas cinco principais categorias.
O levantamento, que considerou dados de 19 redes e 1.453 supermercados, revelou que as compras de produtos perecíveis cresceram de R$2,6 bilhões em 2023 para R$2,9 bilhões em 2024, um aumento de 11,5%. Esse setor continua a ser um dos pilares do varejo, representando 44,3% das compras totais no segmento de supermercados até junho, em comparação com 43,98% no mesmo período de 2023.
“É possível pensar, por exemplo, que essa demanda por produtos perecíveis reflete uma mudança no comportamento do consumidor, que está cada vez mais preocupado com a qualidade e frescor dos alimentos que consome e também de fugir de produtos com valores mais elevados. Para o supermercadista, esse tipo de dado é uma oportunidade de afinar as estratégias de crescimento”, explica Aline Michelin, Diretora de Operações da Área Central.
O aumento nas compras de perecíveis foi observado em diversos estados, com destaque para Rio Grande do Sul, Ceará e Minas Gerais. O Rio Grande do Sul, por exemplo, registrou um aumento de 6,1% nas vendas de perecíveis, totalizando R$1,9 bilhão.
O levantamento também mostrou crescimento significativo em outras categorias do varejo de supermercados, como mercearia, que subiu de R$2,6 bilhões para R$2,9 bilhões, bebidas que aumentaram de R$1,8 bilhão para R$1,9 bilhão, itens pessoais que cresceram de R$587,3 milhões para R$684,4 milhões, e higiene e limpeza, que passaram de R$312,2 milhões para R$348,4 milhões.
O levantamento também revela a importância das inovações tecnológicas na facilitação do crescimento do setor. Plataformas de gestão de compras, como a da Área Central, têm se mostrado fundamentais na otimização da logística e na melhoria da eficiência operacional das redes de supermercados. Essas tecnologias permitem que os varejistas centralizem as operações de compra, negociem melhores preços com fornecedores e agilizem processos internos.
“A tecnologia está no centro da transformação do varejo. Ferramentas avançadas de gestão estão permitindo que as redes de supermercados operem de maneira mais eficiente e atendam melhor às demandas dos consumidores”, afirma Cristiano Martins, Executivo de Relacionamento da Área Central.
Com a expectativa de que o crescimento nas compras do setor continue nos próximos meses, as redes de supermercados têm investido em tecnologias que otimizam as operações e melhoram a experiência de compra dos consumidores.

“Estamos vendo apenas o começo de uma série de mudanças positivas no setor de varejo. As empresas que adotarem essas inovações tecnológicas estarão melhor posicionadas para crescer e se adaptar às novas demandas do mercado”, conclui.

 

Fonte: Assessoria