PMEs online faturam R$ 257,5 milhões com produtos de saúde e beleza em 2024
Mais de 3 milhões de produtos do segmento foram vendidos de janeiro a agosto
12 de setembro de 2024
De acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop – plataforma de e-commerce líder na América Latina –, de janeiro a agosto, as pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$ 257,5 milhões com a venda de produtos do segmento de Saúde & Beleza. O valor representa um crescimento de 40% em relação ao mesmo período de 2023.
“Os produtos de beleza e bem-estar estão entre os mais buscados nas compras online. Temos observado um crescimento significativo no consumo de itens de cuidado pessoal pela internet, e isso se reflete diretamente no faturamento dos varejistas, incluindo pequenos e médios negócios. Empreendedores que apostam no online e utilizam diferentes canais para divulgar suas marcas e produtos têm grandes chances de crescer ainda mais neste segundo semestre”, aponta Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.
Em relação ao número de pedidos realizados, o total registrado foi de mais de um milhão, um montante 36% superior em comparação a 2023. O ticket médio foi de R$ 224,30. Mais de três milhões de produtos foram comercializados no período, com destaque para perfumes, cosméticos e maquiagens.
Kauani Penteado, Diretora de Arte na Souvie, marca brasileira de cosméticos orgânicos, já notou um crescimento de aproximadamente 10% desde janeiro. “Neste ano, notamos um grande aumento na demanda do nosso protetor solar 100% orgânico. Além de descontos de 10% em primeiras compras, disponibilizamos cupons de 20% de cashback e, para evitar o congelamento do estoque, trabalhamos um sistema de outlet de produtos que vão sair de linha ou estão próximos da data de validade. Também temos influenciadores parceiros que testam os produtos e fazem conteúdo conosco”, afirma Kauani. A marca utiliza Nuvemshop Next, unidade de negócio focada em lojistas que buscam escalar seus negócios rapidamente.
A maioria (80%) dos pedidos foi realizada por dispositivos mobile. De todos os pedidos nas lojas virtuais, 21% foram originados pelas redes sociais. Destes, 83% vieram do Instagram para a loja virtual. No ranking dos estados com maior faturamento em Saúde e Beleza, São Paulo lidera, com R$ 152 milhões, seguido por Goiás (R$ 40 milhões) e Paraná (R$ 20 milhões).
Para a análise, foram consideradas as vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2023 e 2024, com a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.