logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Mercado de automação residencial se populariza e impacta na valorização de propriedades

Automação residencial tem se tornado pontos investimento em grandes cidades do país

9 de setembro de 2024

No momento de adquirir um imóvel, o comprador foca suas atenções em itens como móveis, decoração, piso, cor da parede e em outros fatores que poderão gerar mais economia para a residência. Dessa forma, o fator segurança pode ser deixado de lado.

Segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo, houve um crescimento de 12% no número de roubos e furtos em prédios residenciais no estado, entre fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022. Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública informa que o número de roubos a residências no Brasil caiu 13,3% entre 2022 e 2021.

Nas grandes cidades do país, quanto mais segurança você tiver na hora de proteger o seu patrimônio mais valorizado ele fica perante a novos compradores. Para especialistas, o investimento em automação residencial é uma forma de garantir segurança e evitar problemas futuros. Em São Paulo, este assunto é tema de debate nas reuniões de condomínios. Moradores destacam a praticidade da automação para proteger apartamentos e entradas de estacionamentos, locais considerados mais vulneráveis.

Nos últimos anos, a procura por empresas que prestam o serviço de instalação de câmeras de vigilância, por exemplo, teve um ganho muito favorável e aqueceu a economia local. Alguns bairros da capital paulista, como, por exemplo, os condomínios de luxo, e com ótimas opções de apartamento na Vila Mariana, oferecem conforto e segurança aos seus moradores contra possíveis invasões e arrastões.

Rio de Janeiro

Outra cidade do Brasil que também usa e abusa da segurança de automação residencial é o Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa sofre com roubos e furtos em condomínios. Dessa forma, as novas moradias, principalmente na Zona Oeste, tem se expandido cada vez mais com esse serviço.

Na Barra da Tijuca, um dos locais mais explorados pela construção civil, é possível ver as instalações para entregar mais segurança e conforto aos moradores na hora de entrar nas residências.

A Zona Sul, região de bairros tradicionais como Leblon, Copacabana, Botafogo, Urca e Ipanema, também tem investido na automação para deixar a população local mais tranquila com esse tema. Nada de molho de chave ou deixar com o vizinho. Para acessar o imóvel, basta digitar a sua senha ou optar por fazer um código na fechadura.

Fonte: CNDL