Economia Criativa: como a arte e a cultura transformam a experiência na Paraíba
Regina Amorim destaca como a evolução dos negócios e o turismo criativo na Paraíba mostram como a arte e a criatividade enriquecem experiências e impulsionam o desenvolvimento local
9 de setembro de 2024
Toda a evolução dos negócios começa com o sonho de um empreendedor criativo, até tornar-se realidade. Imagina quando o sonho do empreendedor se une ao sonho do poeta, do músico, do designer, do arquiteto, do produtor de cinema ou o escultor, como se torna real e enriquece a vida de outras pessoas.
Em outras palavras quero dizer que a evolução humana depende em grande parte, dos sonhadores e dos empreendedores. São eles que nos levam a vivenciar as melhores experiências, ao somar atores culturais com empreendedores, os guias de turismo com as agências de receptivo, nas rotas e roteiros, da nova oferta turística da Paraíba.
Ser empreendedor criativo é enxergar o novo. É uma construção em rede, para melhor atender ao público consumidor ávido por novidades e originalidade. É construir com relevância, pois estamos na era dos originais e a felicidade que transborda das pessoas receptivas, faz a grande diferença para a qualidade de vida das pessoas que visitam os destinos turísticos.
As rotas e roteiros formatados pelo SEBRAE são comercializados por agências de turismo receptivo, que buscam para os seus clientes algo do desconhecido e inusitado, para o mundo que se conhece. Paraíba tem os melhores roteiros turísticos segmentados que atendem aos gostos de pessoas que buscam experiências diferentes. São roteiros que atendem a geração 50+, aos que buscam viajar com segurança, através do turismo de natureza, aventura, cultura e gastronomia, turismo de base comunitária, turismo religioso, turismo rural.
Como seria o mundo sem a arte e a imaginação dos criativos, que enriquece as nossas viagens e a nossa consciência? As rotas e roteiros turísticos quando bem elaborados estão ganhando interesse e significado para os turistas que visitam a Paraíba, porque proporcionam o bem-estar e suavizam os efeitos da agitação e da depressão, causados pelas rotinas do dia a dia, principalmente nas cidades maiores.
Com certeza as atividades que envolvem a cultura do lugar podem ajudar aos turistas, com vivências, uma imersão de terapia ocupacional única, no ambiente adequado para o registro dessa experiência.
Na Rota Pavão Misterioso, em Guarabira – PB é possível uma oficina com tela, pincéis e tintas, no Atelier de Adriano Dias, seguida do pôr-do-sol no Cruzeiro de Brennand, ao som de um saxofonista ao vivo e à noite assistir à peça teatral do “Pavão Misterioso e o Romance da Donzela” durante o jantar no Eco Club Vale Verde, o mais novo complexo de lazer de Guarabira.
Viajar de maneira criativa é permitir amar a vida e adentrar no mais reservado de sua consciência para renovar as suas energias e trazer o seu bem-estar. O sentido da vida precisa ser algo maior do que você, ao sentir a presença de Deus, até nas pequenas coisas.
A criatividade, a arte e a cultura são os motores para o turismo criativo, com qualidade de vida, saúde e bem-estar, das pessoas que recebem e das que visitam os destinos turísticos. A Rota Caminhos do Frio na região do Brejo paraibano representa o acesso democrático da população e dos turistas para shows, museus e galerias de arte, sentir o patrimônio arquitetônico preservado e a valorização os talentos culturais, nos dez municípios, que integram os Caminhos do Frio. Podemos classificar essa rota como um grandioso evento cultural que acontece em dez semanas, estimulando a economia turística e o entretenimento das cidades e da região.
Investir em arte e cultura é criar cidades competitivas, que contribuem para a redução das desigualdades econômicas e sociais. Neste ano político é fundamental inserir no planejamento municipal, ações voltadas para as artes e a cultura, que motivam os criativos e favorecem o desenvolvimento econômico, ao atrair pessoas para viver, trabalhar e gastar nas localidades.
É priorizar os roteiros temáticos e segmentados, como oferta cultural de alta qualidade, que contribui para o turismo sustentável e original. A população local precisa ter a liberdade de tomar decisões e buscar a parceria público-privada, de ambientes culturais e criativos. O melhor caminho será escolher a gestão municipal comprometida com os cidadãos, que têm valores culturais, essenciais e singulares, para certificar os destinos turísticos.
Sobre Regina Amorim
É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.