Wanderlust Aí Vamos Nós e como percebemos a beleza da cidade que vivemos
Vanessa de Melo fala sobre redescobrir a beleza do lugar onde vivemos, apreciando o cotidiano com um novo olhar
4 de setembro de 2024
Olá viajante! Como está o planejamento da próxima viagem? Acredito que se vai viajar no feriado (que cai num sábado) já está de malas prontas! Por aqui, ansiosa com minha grande viagem ao Brasil e planejando aquelas escapadinhas pertinho de casa para não perder o costume!
O que seria de um viajante se não estiver pensando na próxima saída da rotina, no mínimo uma chatice! Eu quando não estou viajando, pelo menos estarei sonhando com uma viagem! E você viajante?
Na coluna Wanderlust Aí Vamos Nós desta semana quero trazer uma nova perspectiva para você viajante que ainda não conhece o Estado onde vive e às vezes, nem passeia muito pela sua própria cidade.
Eu sou defensora do turismo e das experiências, por poucos dias ou muitos, seja perto ou longe de casa, mochileiro ou de luxo, com agência ou por conta própria, gastando pouco ou muito, o importante é viajar.
Essa semana, fui fazer um ensaio fotográfico com uma família muito querida e antes estive a passear pela cidade de Viseu, onde moro, para procurar as locações para fazer as fotos. Neste sentido, temos alguns pré-requisitos para seguir: local acessível, bonito, com uma iluminação especial, opções de cenário diferentes para as fotos ficarem variadas, e tive duas gratas surpresas. A primeira, é que o local que escolhi estava muito lindo, com mais flores que de costume, uma luz perfeita que deixava tudo dourado, e mesmo com turistas, ficava tranquilo para dar privacidade a família na hora dos cliques. A segunda é que no final, a família escolheu uma outra locação e num dia com muitas nuvens, o sol apareceu timidamente e mesmo assim as fotos ficaram um encanto. Não tinha pensado em fazer o ensaio naquele local, não o via tão especial, porque tinha muito mais gente ao redor, mas não atrapalhou nada. Fiquei feliz com o resultado e agora já vejo aquele parque com outros olhos.
Ver beleza onde a gente mora faz parte da satisfação em viver naquele lugar. É se abrir para a sensibilidade de ir além do que nossos olhos estão acostumados, o comum e o extraordinário. É atualizar os caminhos que sofrem intervenções e que podem deixar algo bonito ainda mais atraente, a nos convidar a um passeio e sair da rotina, sem ir muito longe. Visitar estabelecimentos novos, ou aqueles históricos que nunca fomos, revisitar lugares e buscar essa nova perspectiva. É viajar e se tornar embaixador de onde vivemos. É algo que vou fazer quando revisitar a cidade onde nasci e vivi por 35 anos. Essa semana completo 4 anos e meio morando em Portugal e muita coisa mudou em João Pessoa e na Paraíba e vou trazer muitas informações para você viajante! Pode deixar! Aqui a gente traz dicas e as coloca em prática!
Você viajante, conhece os locais instagramáveis da cidade que vives? Aquela rua colorida, florida, um corredor de árvores frondosas, um local com uma decoração especial que salta aos olhos, um cantinho que recomendas aos amigos para visitar? Se respondeu não a uma destas perguntas, reveja como passeia onde mora, abra o coração e os olhos para ver a beleza no mundo comum que para um turista muitas vezes é um deslumbramento. Minha João Pessoa e a Paraíba que amo tanto, por exemplo, está muito em alta no turismo e influencers tem visitado e falado muito bem delas e fico super orgulhosa de ver essa constatação da boca de outras pessoas. Muitas rotas do Litoral ao Sertão, programações especiais durante o ano todo, diversidade de atividades a não perder. E onde vives Viajante, como as observa por aí?
Deixo essa reflexão de como um novo olhar, sobre o comum no nosso dia a dia, pode fazer a diferença para nossa satisfação e vivência. Faça esse exercício viajante e depois me conta sua experiência. Envie um email para vanessademelofotografia@gmail.com e deixe sua crítica, sugestão e elogios! Fico aguardando!
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui e na próxima semana tem mais! Até lá!