Maior empregadora do Nordeste, AeC inaugura nova unidade em João Pessoa
Cerimônia contará com presença do presidente Lula
2 de setembro de 2024
A AeC Contact Center, uma das maiores empregadoras do Brasil, do Nordeste e da Paraíba, com mais de 52 mil funcionários em todo o país, está prestes a inaugurar sua nova unidade em João Pessoa, Paraíba, nesta sexta-feira, 30 de agosto de 2024. A cerimônia, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcará um momento significativo para a empresa: a homenagem ao seu sócio fundador Cássio Rocha Azevedo, falecido em 2021.
A presença do presidente Lula na inauguração reforça o apoio do Governo Federal ao crescimento econômico do Nordeste e à importância das parcerias público-privadas para o progresso do país. A AeC exemplifica como empresas podem contribuir para o desenvolvimento social e econômico, alinhando-se às políticas governamentais de inclusão e geração de empregos.
Localizada no bairro de Mangabeira, a nova sede representa um avanço importante na expansão da AeC pelo Brasil, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social, especialmente no Nordeste e na Paraíba. A companhia se consolida como uma das principais empregadoras nacionais com operações em diversos estados brasileiros, entre eles, quatro estados da região: Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas – empregando cerca de 36 mil trabalhadores no Nordeste, o que representa 70% do total de colaboradores, sendo 18 mil deles na Paraíba.
Investimento em Infraestrutura e Tecnologia
A nova unidade em João Pessoa, que será a segunda da empresa na cidade e a terceira no estado da Paraíba, representa um investimento robusto de mais R$ 100 milhões, abrangendo mais de 12 mil m² de área construída. Este espaço moderno e sustentável abrigará mais de 2.600 novas posições de atendimento, equipadas com tecnologia de ponta.
O projeto arquitetônico da unidade foi desenvolvido com um foco especial em sustentabilidade e acessibilidade, incluindo sistemas de reaproveitamento de água da chuva e preparação para a instalação de placas de energia solar. Além disso, todos os ambientes foram projetados para serem totalmente adaptados para pessoas com deficiência (PCDs). A unidade também conta com espaços ergonômicos e confortáveis, visando o bem-estar dos colaboradores, um centro de treinamento dedicado à capacitação contínua e uma sala de controle para o monitoramento em tempo real das operações.
AeC: Porta de Entrada para Jovens e Mulheres
A AeC se destaca por suas políticas de diversidade e inclusão, atuando como uma verdadeira porta de entrada para milhares de jovens e mulheres em todo o Brasil que buscam a primeira oportunidade de emprego. Atualmente, 65% da equipe da AeC é composta por mulheres, 68% por negros e pardos, e 22% por membros da comunidade LGBTQIA+. A empresa também emprega mais de 1.000 homens e mulheres trans e mais de 1.700 colaboradores PCD. Para 41% dos colaboradores, a AeC representa a primeira oportunidade de emprego formal, enquanto 67% assinaram sua primeira carteira de trabalho na empresa. Nos últimos 36 meses, a AeC criou um novo posto de trabalho a cada hora, todos os dias, e promoveu 15 colaboradores diariamente.
“Contribuir para o desenvolvimento das comunidades e regiões onde atuamos é um compromisso inabalável da AeC. Fazer a diferença na vida das pessoas é ser um agente transformador na sociedade. Por isso, promovemos e valorizamos o diálogo aberto entre iniciativas públicas e privadas que compartilham esses mesmos valores.” ressalta o Sócio Fundados da AeC, Antônio Guilherme Noronha.
No Nordeste, esses números são ainda mais impressionantes:
55% dos colaboradores estão em seu primeiro emprego;
20% pertencem à comunidade LGBTQIA+;
68% se autodeclaram pretos ou pardos;
82% estudaram em escolas públicas;
74% são responsáveis ou contribuem para o sustento da família;
68% mantinham ocupação informal, sem carteira assinada, antes de ingressarem na AeC.
“O nordeste representa 70% do nosso número de colaboradores. A Paraíba, nossa maior praça, é uma referência em investimento social e tecnológico e por isso, a AeC também não poupa esforços para manter essa vocação de cuidar das pessoas, desenvolver, capacitar e reconhecer, mantendo assim uma fórmula de negócio sustentável”, completa o CEO da AeC, Raphael Duailibi.
Tecnologia e Conhecimento para Empoderar Colaboradores
A AeC investiu mais de R$ 500 milhões em expansão e tecnologia nos últimos anos, com o objetivo de aprimorar a eficiência operacional e empoderar seus colaboradores. Esses investimentos refletem o seu compromisso em utilizar a tecnologia como uma aliada no desenvolvimento humano, colocando os colaboradores no centro da transformação digital da empresa.
A AeC investe na capacitação contínua de seus colaboradores por meio da Universidade Corporativa da AeC (UniAeC), uma plataforma de ensino à distância que oferece diversos cursos gratuitos em áreas como inovação, tecnologia, atendimento ao cliente, diversidade e inclusão. Com jornadas de trabalho flexíveis, facilita a continuidade dos estudos de seus colaboradores, promovendo um sólido plano de carreira e oportunidades de crescimento contínuo. Essa dedicação ao bem-estar e ao desenvolvimento profissional dos colaboradores foi reconhecida pelo prêmio Great Place to Work (GPTW), que destacou a AeC como uma das melhores empresas para se trabalhar em jornadas flexíveis. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso em oferecer um ambiente de trabalho que equilibra excelência profissional com qualidade de vida.
Recentemente, a AeC abriu parte do acesso da UniAeC para a soceidade, oferecendo cursos de desenvolvimento de sotfskills, diversidade e inclusão, comunicação, episódios de podcast, entre outros.