logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Banco do Nordeste oferta crédito para panificação e confeitaria, após participação na Fipan

Crédito é direcionado para a modernização e aprimoramento da atividade

2 de setembro de 2024

Os panificadores e confeiteiros de 14 municípios que integram o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) da Panificação e Confeitaria, de Campina Grande e região, podem adquirir maquinários, insumos, ou participar de cursos da área, por meio de financiamento do Banco do Nordeste. O crédito é direcionado para a modernização e aprimoramento da atividade. A cadeia produtiva é considerada potencial para a economia do território, que registrou investimentos de mais de R$ 4 milhões, do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024.

 

Um grupo de 25 comerciantes do segmento participou da Feira de Panificação e Confeitaria (Fipan), realizada em São Paulo, em julho. Participante da caravana que visitou a maior feira do segmento da América Latina, Walmir Gaião é proprietário da panificadora Bom Jesus, em Lagoa Seca. “Conferimos equipamentos, matérias-primas, insumos, embalagens e serviços inovadores para o setor de panificação e confeitaria. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB) promoveu a participação do grupo e o BNB vem oferecendo o crédito para que os empresários possam fazer os investimentos necessários”, avaliou.

 

Como principal produto para os financiamentos do segmento, o Banco do Nordeste disponibiliza o Cartão BNB para a compra de máquinas e equipamentos, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O agente de Desenvolvimento do BNB, José Vicente de Melo, ressalta o crescimento do ramo da panificação. “Os dados do Sebrae nacional são de que esse segmento mais que dobrou no país, no intervalo de 2013 a 2023. Isso se reflete tanto na produção, quanto na prestação dos serviços de panificação e confeitaria, sendo uma oportunidade para o empresário do setor investir e otimizar a produção”, ressalta.

 

O setor ampliou de 19,6 mil estabelecimentos, em 2013, para 44,5 mil em 2023 em todo o Brasil, de acordo com o Sebrae. A participação na Fipan também contou com participação de representantes do Sindicato dos Panificadores de Campina Grande (Sindipan) e Associação Paraibana dos Panificadores do Estado da Paraíba (Aspanep) todos com participação no Prodeter da Panificação e Confeitaria de Campina Grande e região.

 

Integram o Prodeter da Panificação e Confeitaria os municípios de: Alagoa Nova, Areia, Areial, Boqueirão, Esperança, Lagoa Seca, Pocinhos, Queimadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Branca, Soledade, Sumé e Campina Grande.

 

Fonte: Assessoria