Especialista da dicas de como manter o franqueado engajado e ter um negócio de sucesso
Clodoaldo Nascimento, fundador do Grupo BDC e Presidente da ABF Rio, lista dicas valiosas para garantir o crescimento de um negócio sólido
29 de agosto de 2024
O nível de engajamento de um franqueado está diretamente ligado ao sucesso de uma rede franqueadora. É o que mostra uma análise feita pela Internacional Franchise Association (IFA), a maior entidade de franquias do mundo, que mostrou que franquias com franqueados altamente engajados tendem a superar seus concorrentes em termos de faturamento e rentabilidade.
“Quando você consegue engajar o franqueado, além do desempenho financeiro, é possível observar melhora nas taxas de retenção, visto que ele tem maior probabilidade de permanecer na rede; aumento da satisfação do cliente, pois o franqueado oferece um serviço acima do esperado; e maior resiliência em períodos difíceis, visto que eles estão calçados pela sua confiança na marca”, explica Clodoaldo Nascimento, fundador do Grupo BDC – holding detentora das franquias YES! Idiomas, FOLLOW Me Idiomas, Cor & Unha e Sorvetes Brasil.
Por ser este um ponto tão importante para a rede, é preciso ter uma estratégia de ação. Por isso, o empresário listou alguns pontos essenciais para engajar o franqueado:
Melhore a comunicação: “Mantenha um espaço aberto para ouvir o franqueado. Ele está no dia a dia da operação e observa as dores do negócio nos detalhes. Essa troca vai facilitar na hora de definir estratégias para o crescimento da rede como um todo”, explica ele que desenvolveu um Conselho de Franqueados, na YES! Idiomas, onde um grupo de 10 franqueados fica responsável por opinar em todas as novas diretrizes da rede.
Dê suporte e treinamento contínuo: De acordo com Nascimento, o suporte oferecido pela rede no início da operação é essencial, visto que esse é um período de muitas incertezas, mas não é só isso. “Cabe ao franqueador proporcionar treinamento contínuo para o franqueado, a fim de mantê-lo atualizado sobre o mercado e munido para todas as situações que possam surgir no dia a dia da operação”, explica.
Fortaleça a cultura da empresa: ”Uma empresa com valores e éticas bem definidos, motiva. Isso faz com que o franqueado perceba que faz parte de um propósito. Além disso, promova oportunidades para que eles se conectem entre si, para compartilharem experiências e desafios. Uma boa maneira de estabelecer esse ponto é realizando a convenção anual de franqueados”, finaliza Clodoaldo Nascimento.