Eletrônicos e celulares são campeões de vendas de usados por meio da OLX no 1º semestre
Levantamento avaliou categorias e subcategorias de bens de consumo que foram destaques nos seis primeiros meses do ano
29 de agosto de 2024
Os eletrônicos e celulares são os usados com mais vendas por meio da OLX no primeiro semestre. De acordo com o levantamento do maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil, os itens dessa categoria representam 14,2% de participação no ranking dentre as outras divisões. Já os celulares e smartphones lideram em comercializações dentre as subcategorias, com 12,1%.
“No primeiro semestre, a plataforma contou com mais de 34 milhões de anúncios inseridos, em 19 categorias e mais de 120 subcategorias, o que possibilita ao usuário encontrar o item que procura com o melhor custo-benefício. E com esse amplo ecossistema, a OLX permite que produtos usados tenham sua vida útil prolongada, incentivando uma nova forma de consumo”, afirma o VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, Flávio Passos.
Os eletrodomésticos (Eletro) ocupam a segunda posição no TOP 15 de vendas, com 10,7% das vendas dentre as categorias da plataforma. Os itens da categoria para a sua casa ocupam o terceiro lugar com 10,6% de share. Na sequência vêm móveis, na quarta posição, com 8,9%; e informática, na quinta colocação, com 7,5% de participação.
|
Os eletrônicos e celulares lideram dentre as categorias com mais procura na plataforma, com 12% de representação. Itens do segmento para a sua casa, vem em segundo, com 10,6%. Em terceiro lugar, está Autos e peças, com 9,3%; móveis é a quarta colocada, com 7,4%. Eletrodomésticos vem em quinto, com 7%.
No ranking de categorias com mais anúncios, o cenário é diferente. Autos e peças lidera com 12,6% de participação, seguida por moda e beleza, com 12,5%. Eletrônicos e celulares ocupam o terceiro lugar com 10,6%. Os itens para a sua casa vêm em quarto, com 10,1%, e móveis em quinto, com 7,6%.
|
Recorte por subcategorias
O levantamento da OLX também avaliou o desempenho das subcategorias da plataforma. O segmento de celulares e telefonia lidera o TOP 15 em vendas, com 12,1% das comercializações, seguido por peças e acessórios (de carros, vans e utilitários), com 4,7% de participação. Os artigos infantis ocupam a terceira colocação, com 4,2%, seguido pelas geladeiras e freezers, com 3,8%, e consoles de videogame, com 3,3%.
|
Celulares e smartphones é a subcategoria que lidera em procura na plataforma nos seis primeiros meses do ano, 9,6% de participação. O segmento de peças e acessórios para carros, vans e utilitários vem na segunda posição, com 7,2%. Os produtos voltados para ciclismo ocupam a terceira colocação, com 3,7% de share, seguido de geladeiras e freezers, em quarto, com 3,2%. Os consoles de videogame são o quinto segmento mais pesquisado, com 3%.
Peças e acessórios para carros, vans e utilitários foi a subcategoria com mais inserções de anúncios no período, com 10,9% de participação no TOP 15. Celulares e smartphones vem em segundo, com 8,4%, artigos infantis em terceiro, com 4,6%. Na quarta posição está o segmento de roupas e calçados, com 4,4%, e, em quinto, móveis com 3,3%.
|
625 mil toneladas de CO2e evitados
De acordo com a edição mais recente do relatório Second Hand Effect (SHE), divulgado pelo Grupo OLX em maio, a compra e venda de produtos de segunda mão por meio da OLX evitou potencialmente 625.357 toneladas de emissões de CO2e em 2023. O montante equivale às emissões de CO2 de 5,6 milhões de viagens de avião de ida e volta entre São Paulo e Rio de Janeiro, ou à produção de 49 milhões de calças de jeans, ou de 962 milhões de garrafas plásticas.
A análise também aponta que foram potencialmente evitadas, por exemplo, emissões de 232 mil toneladas de CO2 com a comercialização de computadores e acessórios seminovos e usados, 147 mil toneladas de CO2 com as vendas de móveis e 66 mil toneladas de CO2 com transações de itens de áudio, por meio da OLX.
“Ao estender a vida útil dos produtos, nossos usuários contribuíram para a economia circular ao reduzir as emissões de gases efeito estufa ligadas à fabricação, ao transporte e à embalagem dos produtos novos”, explica Flávio Passos.
O relatório foi realizado pela Vaayu, o primeiro software automatizado do mundo que capacita marcas e empresas do ecossistema de varejo a rastrear e reduzir seu impacto ambiental e de carbono, com apoio da Adevinta, uma das empresas controladoras do Grupo OLX no Brasil, tendo como ano de referência 2023.
Como fazer uma compra online com mais segurança
● Tire todas as dúvidas pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagens, contando com o suporte da OLX e dicas contextualizadas ao longo da jornada;
● Preste atenção na etapa de conclusão da compra e não siga caso identifique alguma atitude suspeita;
● Não divulgue seus dados pessoais nem seu número de celular;
● Desconfie de preços ou ofertas muito abaixo do mercado;
● Verifique na plataforma informações sobre o vendedor, como tempo de conta;
● A OLX oferece garantia OLX, serviço pelo qual é possível pagar uma compra pela plataforma, sem precisar efetuar transferências para terceiros. Assim que o pagamento é confirmado pela OLX, o comprador recebe uma mensagem de confirmação diretamente no chat do anúncio;
● Sempre peça a nota fiscal do item que está negociando. Desta forma, há certeza da legalidade da procedência do produto e, caso ainda esteja na garantia, é possível ter acesso à assistência técnica oficial;
● No caso de uma compra ou entrega presencial, escolha lugares públicos e movimentados, como praças, shoppings ou estações de metrô. E, se possível, sempre vá acompanhado de outro adulto;
● A OLX não possui parcerias com aplicativos de mobilidade, como Uber, Rappi e 99. Para vendas e compras com a Garantia da OLX, as entregas funcionam para todo o Brasil via Correios, Jadlog, Clique e Retire, Loggi e R3 Transportes. Verifique sempre na área logada do site ou app seu histórico de venda e como seu produto será enviado.
● A OLX nunca solicita códigos de confirmação ou de segurança. Seja por telefone, e-mail, chat ou aplicativos de mensagens. Se você receber algum contato em nome da OLX solicitando qualquer código ou senha, denuncie na plataforma;
● A OLX não envia e-mails com anexos ou links que redirecionam para fora da plataforma. Caso você receba alguma comunicação do tipo, não baixe nenhum tipo de documento e não clique nos links.