logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Presentes: datas comemorativas impulsionam mercado de pelúcias no Brasil

Levantamento da Circana aponta Páscoa e Dia dos Namorados como destaque para a venda de pelúcias no primeiro semestre

27 de agosto de 2024

Conforme dados da Circana, empresa de comportamento de consumo, algumas datas comemorativas se consolidaram como momentos estratégicos para o mercado de brinquedos no Brasil, impulsionando significativamente as vendas de pelúcias durante o primeiro semestre.

Segundo o levantamento, a Páscoa e o Dia dos Namorados tiveram maior destaque, com vendas unitárias de pelúcias aumentando em 19% durante a semana da Páscoa em 2024 – entre dos dias 25 e 31 de março – em comparação ao mesmo período de 2023. Já na data dos casais, o faturamento das pelúcias registrou um aumento de 32%, em comparação com a mesma semana de 2023, e uma elevação de 26% em relação à semana anterior à data.

Ainda de acordo com a Circana, na semana da Páscoa, o preço médio das pelúcias foi de R$ 32, enquanto na semana do Dia dos Namorados alcançou R$ 76. Apesar da diferença nos preços médios, a semana da Páscoa se destacou ainda mais em termos de faturamento, alcançando três vezes mais vendas do que a semana do Dia dos Namorados. Em termos de unidades vendidas, a diferença é ainda mais expressiva, com seis vezes mais pelúcias sendo comercializadas durante a Páscoa em comparação ao Dia dos Namorados.

“A Páscoa e o Dia dos Namorados continuam sendo momentos cruciais para o mercado de brinquedos no Brasil, especialmente para o segmento de pelúcias”, comenta Nicole Neves, analista de contas da Circana. Para a especialista, os dados de vendas deste ano refletem não apenas um aumento significativo no volume de vendas, mas também uma forte demanda por pelúcias com características especiais, como mecanismos e licenças específicas, como da Turma da Mônica.

Para se ter ideia, durante a Páscoa, as pelúcias com mecanismo, foram as que mais se destacaram, com um crescimento 92% em relação ao ano anterior. Os brinquedos sem licenças também apresentaram um aumento notável de 79%, sendo que a licença da Turma da Mônica liderou o aumento na categoria, registrando 122% a mais de vendas no período.

Por outro lado, no Dia dos Namorado, o segmento de pelúcias tradicionais (sem mecanismos) teve um crescimento de faturamento de 28%, sendo o maior destaque para as pelúcias com mecanismo, que apresentaram um grande crescimento de 94%.

Fonte: CNDL