logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação/Cine Embarcação

Adolescentes vivem a magia do cinema no Cine Embarcação, em Pitimbu

Projeto ofereceu oficinas gratuitas de atuação, produção e uso de equipamentos

22 de agosto de 2024

Luz, câmera e sala de aula. Nos dias 19 e 20 de agosto, 25 alunos da Escola Leonor Freire Tavares, em Pitimbu, participaram de uma oficina gratuita de atuação no Centro de Aprendizagem Criativa de Acaú.

A atividade fez parte do Cine Embarcação, uma iniciativa que acontece com apoio da Prefeitura de Pitimbu e do Governo da Paraíba, realizada por Lori Queiroz e Jardins Produções e contemplada pela Lei Paulo Gustavo.

Ministradas por Thayza Rodrigues, professora e atriz, e Lori Queiroz, fotógrafa e produtora cultural, as atividade combinaram teoria e prática e abordaram temas, com atuação para cinema, noções de produção, manipulação de equipamentos, funções profissionais da área, noções de fotografia e direção de arte. Na parte prática, os alunos tiveram a oportunidade de simular um set de filmagem, revesando as funções de atuar, dirigir, com som, luz, continuista, claquete, câmera, entre outros. “Foram dois dias de muita troca de aprendizagem. Essa geração vem com uma boa bagagem como expectadores de filmes e séries. Nos surpreendeu o fato de muitos estarem acompanhando doramas, então aproveitamos para analisar roteiros e cenas, além de estudar sobre planos de filmagem e atuação”, avaliou Lori Queiroz.

Com idade entre 12 e 14 anos, os estudantes mostraram entusiasmo, especialmente na parte prática que, aliada ao conhecimento técnico, proporcionou um aprendizado significativo, mostrando que a criatividade e a educação são ferramentas poderosas para transformar vidas. “Ficamos muito felizes com o relato que aquele seria o primeiro certificado da vida deles “, comemorou Lori.

Mais festival

A programação do Cine Embarcação continua nos dias 13 e 14 de setembro, com mostra de filmes de realizadores paraibanos; roda de conversa e premiação do melhor filme da noite. Os curadores da mostra são João Paulo Lima, fotógrafo e co-produtor do festival, e Ana Célia Gomes, cineasta.

O encerramento será com duas bandas regionais: Banda Vibe de Matuto e Banda Coco de Engenho.

Todas as atividades são gratuitas. Para mais informações, acesse o Instagram do projeto @cineembarcacao .

Fonte: Vivass Comunicação