Jogos Olímpicos e negócios: conheça lições do esporte para ter um comportamento empreendedor
Analista do Sebrae/PB destaca valores em comum, como foco, inovação e capacidade de adaptação
9 de agosto de 2024
Despertando a atenção e a torcida do público nas últimas semanas, os Jogos Olímpicos de Paris estão deixando memórias e aprendizados que vão muito além dos conhecimentos técnicos do esporte e da conquista de medalhas. Entre essas lições, que guardam relação principalmente com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, muitas delas podem ser aplicadas também ao universo do empreendedorismo. Por essa razão, para que o empresário possa promover uma reflexão sobre a sua jornada empreendedora a partir do espírito olímpico, o Sebrae/PB destaca quatro lições que podem fazer a diferença em seu negócio e na aquisição de um comportamento empreendedor.
A primeira dessas lições está relacionada com os sentimentos de determinação e perseverança. Isso porque, assim como os atletas, os empreendedores enfrentam desafios, lutam por seus sonhos e buscam a excelência em seus negócios. Logo, esses dois valores olímpicos, que fazem com que os atletas treinem intensamente durante anos, enfrentem derrotas e saibam lidar com os desafios para alcançar o pódio também podem ser a chave para o empreendedor transformar seus sonhos e ideias em realidade.
Outra importante lição do espírito olímpico é a necessidade constante da inovação e da capacidade de adaptação. Assim como nas competições esportivas, em que os atletas precisam estar atentos a mudanças de estratégia em suas modalidades e ao surgimento de novas tecnologias esportivas, os empreendedores também precisam ficar de olho nas mudanças do mercado e estarem dispostos a inovar, de modo a se manterem competitivos em seus segmentos.
Para quem acompanha os Jogos Olímpicos, também é possível perceber que, embora muitos atletas brilhem individualmente em suas modalidades, algumas delas também exigem a união de esforços para a conquista dos resultados. E esse é mais um dos valores que o espírito olímpico pode compartilhar com o empreendedorismo: a importância do trabalho em equipe. Esse valor é importante porque, no mundo dos negócios, a colaboração e a sinergia com funcionários, parceiros e clientes são fundamentais para o sucesso de uma empresa.
Já a quarta lição que os empreendedores podem aprender com o espírito dos Jogos Olímpicos é a importância de celebrar suas conquistas. Para um atleta, cada medalha, recorde ou desempenho conquistado é um momento de celebração e reconhecimento. E, no empreendedorismo, também é importante celebrar cada vitória, seja ela grande ou pequena, usando essas conquistas como motivação para seguir em frente em sua jornada empreendedora.
“O esporte tem tudo a ver com o fato de ser empreendedor. Todos esses fatores demonstram como os valores e habilidades desenvolvidos através de um esporte podem ser aplicados ao empreendedorismo, sempre inspirando e capacitando as pessoas para abrirem e manterem os seus negócios”, acrescentou a analista técnica do Sebrae/PB, Germana Espínola.