Especialista orienta sobre impacto da alimentação na qualidade de vida
Nutricionista Byanka Melo lembra que a obesidade está entre as doenças que mais mata no Brasil; confira outras dicas
6 de agosto de 2024
Adotar uma alimentação saudável não é apenas uma questão de estética, mas sim de saúde e qualidade de vida. Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem resultar em grandes benefícios a longo prazo. Segundo o Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio está entre as doenças que mais mata no Brasil, ao lado do câncer. “Esses doenças muitas vezes são causadas por uma alimentação pobre em nutrientes, excesso de sal e açúcar, e com um estilo de vida sedentário, o que intensifica os casos”, afirma Byanka Melo, nutricionista e especialista em emagrecimento.
Tudo que é ingerido pelo corpo humano, segundo ela, afeta seu funcionamento ao longo do dia. “Todos nós sabemos que a alimentação saudável é necessária para manter a qualidade de vida, mas a maioria das pessoas se alimenta mal, alegando falta de tempo e a facilidade dos alimentos processados no dia a dia”, comenta.
Os piores do mundo
Apesar de fáceis de encontrar no mercado, alguns alimentos são considerados os piores do mundo. São eles: embutidos, frituras em geral, refrigerantes, carnes gordurosas, temperos industrializados e ultraprocessados. “Esses alimentos que achamos que facilitam nosso dia a dia, fazem um estrago na nossa saúde e podem ser substituídos por alimentos saudáveis”, completa Byanka.
Ingerir alimentos não saudáveis pode causar uma série de efeitos negativos no corpo humano, tanto a curto quanto a longo prazo. “Inflamação, problemas digestivos, retenção de líquido são alguns impactos. Sem falar na própria obesidade, diabetes e outras deficiências nutricionais”, alerta a nutricionista. Além desses efeitos, de acordo com Byanka, a ingestão de alimentos não saudáveis pode afetar negativamente a saúde mental, contribuindo para o aumento do estresse, ansiedade e depressão. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis.
Equilíbrio é tudo
Byanka ainda destaca que a chave para uma boa alimentação é a busca por um equilíbrio alimentar que atenda às necessidades nutricionais de cada pessoa, de acordo com a idade e estilo de vida. “A mudança para uma rotina alimentar saudável é como passos de formiguinha, onde começamos fazendo aos poucos trocas saudáveis que sejam gostosas e nutritivas”, afirma.
Byanka nfatiza a importância de adotar hábitos saudáveis que podem transformar não apenas a saúde física, mas também o bem-estar mental e emocional. “O seu destino só depende de você. Mudando sua rotina aos poucos, com uma alimentação saudável e exercícios físicos irá melhorar notavelmente, a sua disposição, com um cérebro mais ativo e um corpo funcionando como deve”, orienta a nutricionista.