logo paraiba total
logo paraiba total
economia, projeção de inflação, desonerações

Demanda das empresas por crédito registrou queda em oito dos nove estados do Nordeste

Análise nacional registrou alta de 2,6%, refletindo a recuperação econômica a partir da redução das taxas de juros do país

2 de agosto de 2024

O primeiro semestre de 2024 no Nordeste do país foi marcado por queda na busca das companhias por recursos financeiros em oito das nove as Unidades Federativas (UFs). O Maranhão foi o único estado que registrou crescimento (0,5%). A baixa mais acentuada foi marcada pelo Ceará (-12,5%). Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Veja as informações estaduais da região no gráfico a seguir:

Na análise nacional, a procura dos negócios brasileiros por recursos financeiros no primeiro semestre de 2024 teve alta de 2,6% quando comparado ao mesmo período de 2023. A visão por portes mostrou que as Grandes companhias puxaram o número com o maior percentual (9,9%). Confira os dados completos no gráfico e na tabela abaixo:

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que “na visão semestral, conseguimos identificar os impactos das taxas básicas de juros do país, como a Selic, por exemplo, que estava em 13,75% em junho do ano passado e está 10,50% no mesmo período deste ano. Isso demonstra que os empréstimos se tornaram mais acessíveis para as empresas e os empresários estão mais confiantes na tomada de novos créditos para investirem mais em seus negócios, expandir operações, desenvolver novos projetos ou refinanciar dívidas existentes em condições mais favoráveis. Especialmente as empresas de grande porte mostraram um planejamento financeiro robusto, aproveitando as condições de mercado favoráveis para financiar seu crescimento e operações”.

Na análise por setores, no primeiro semestre de 2024 foi o segmento denominado “Demais” que demonstrou o maior crescimento (9,3%). Essa categoria contempla empresas das áreas “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”. O ranking segue com “Serviços” (5,0%), “Indústria” (0,0%) e “Comércio”, com queda de 0,1%.

Análise por Unidades Federativas

Foi o Espírito Santo que se destacou com o maior percentual de Demanda das Empresas por Crédito (13,4%) e o Distrito Federal teve a queda mais acentuada (-17,2%). Veja os dados de todas as Unidades Federativas (UFs) no gráfico abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente, nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação do Score PJ

Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta.

A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, maior o nível de confiança que a empresa apresenta. Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:

  • Existência de dívidas vencidas negativadas;
  • Consultas à Serasa Experian;
  • Faixa etária do consumidor;
  • Cadastro Positivo devidamente aberto;
  • Dados cadastrais do consumidor atualizados;
  • Registros de pagamento de contas em dia;
  • Avaliações de crédito frequentes;
  • Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
  • Cadastro de emissão de cheques sem fundo.
Fonte: Assessoria