logo paraiba total
logo paraiba total
falha tecnológica global
Foto: Freepik

Falha tecnológica global causa interrupções em companhias aéreas, bancos e mercados financeiros

Problemas de software e segurança cibernética levam a atrasos em voos, dificuldades em operações financeiras e quedas no mercado de ações

19 de julho de 2024

Nesta sexta-feira (19), uma falha tecnológica global tem causado uma série de interrupções em diversos setores, afetando companhias aéreas, emissoras de televisão, sistemas bancários e mercados financeiros. Aeroportos em Tóquio, Amsterdã, Berlim e diversos terminais na Espanha relataram problemas em seus sistemas, resultando em atrasos. Companhias aéreas como American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos devido a problemas de comunicação.

O governo australiano relatou que as falhas em mídias, bancos e empresas de telecomunicações podem estar conectadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike. Segundo um alerta da Crowdstrike, o software Falcon Sensor fez com que o Microsoft Windows trave.

Michelle McGuinness, Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, informou que não há indicações de que a falha seja um incidente de segurança cibernética. Bancos e outras instituições financeiras ao redor do mundo, incluindo o Commonwealth Bank na Austrália e a Capitec na África do Sul, alertaram os clientes sobre interrupções em seus serviços. No Reino Unido, sistemas de reservas médicas estavam fora do ar, conforme relatórios de autoridades médicas no X. A Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, também estava fora do ar, pedindo desculpas por não conseguir transmitir ao vivo

Comerciantes de petróleo, gás, energia, ações, moedas e títulos também enfrentaram dificuldades para operar após o apagão cibernético. A LSEG Group, que administra a bolsa de valores de Londres, informou que suas plataformas de notícias e de dados sofreram uma interrupção devido a um “problema técnico global de terceiros”.

A Bolsa Europeia de Energia afirmou que clientes usando a plataforma Trayport estavam enfrentando problemas para negociar devido a falhas em prestadores de serviços terceirizados. Grandes petrolíferas como Shell, BP e Vitol também tiveram suas operações afetadas, mas não responderam a pedidos de comentários. Os futuros dos índices de ações dos Estados Unidos operavam em queda, com investidores abandonando ações de tecnologia enquanto avaliavam o impacto da interrupção. As ações da Microsoft caíram mais de 2,7%, e os papéis da CrowdStrike Holdings recuaram 19% após o governo australiano relacionar algumas interrupções no país à empresa.

As bolsas da Europa operavam em queda, pressionadas pelos preços mais baixos das commodities e pela queda das ações globais de tecnologia. Na Ásia, as bolsas chinesas encerraram a semana em alta, enquanto Hong Kong teve a maior perda semanal em quase dois meses. A interrupção tecnológica acontece após duas sessões cansativas para Wall Street, com investidores avaliando os lucros do segundo trimestre e os efeitos residuais dos problemas de segurança cibernética ainda impactando alguns aplicativos e serviços do Office 365, conforme afirmou a Microsoft.

 

 

Fonte: Redação com informações da Reuters e G1