
Mercado de condomínios industriais e de logística do Brasil tem aumento significativo
Na capital paraibana, chegou a 142 mil metros quadrados o espaço total reservado para galpões que abrigam, atualmente, produtos diversos, prontos para serem distribuídos nas indústrias, atacados e comércios de todo o estado.
16 de julho de 2024
O mercado de condomínios industriais e de logística do Brasil segue em forte atividade, com reflexos também em João Pessoa. Conforme relatório da empresa Newmark, voltada para este segmento da economia, o estoque de condomínios de galpões cresceu significativamente no país, do ano passado até agora. Na capital paraibana, chegou a 142 mil metros quadrados o espaço total reservado para galpões que abrigam, atualmente, produtos diversos, prontos para serem distribuídos nas indústrias, atacados e comércios de todo o estado.
A avaliação da Newmark ressalta que, assim como nos anos anteriores, sobretudo a partir de 2020, todos os indicadores de mercado refletem a forte demanda e a intensa atividade construtiva na área.
Este ano, informa o levantamento, foi observada certa descentralização para fora do eixo Sudeste, principalmente estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – regiões mais desenvolvidas do segmento – e começaram a surgir empreendimentos no setor em estados até então sem cobertura, como é o caso do Piauí e Tocantins.
A maioria dos estados apresentou crescimento no volume de espaços ocupados, com exceção dos estados da Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Santa Catarina e Ceará. Nestes quatro, o volume de devoluções ficou acima das novas transações, resultando em absorção líquida negativa.