logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Newsletter: entenda como usá-la para impulsionar vendas no e-commerce

Ferramenta é muito utilizada por grandes varejistas; especialista da Cartpanda dá dicas de como implementar no dia a dia

11 de julho de 2024

Você já deve ter reparado que, perto de uma data comemorativa, seu e-mail pode receber avisos de promoções daquele item que é seu sonho de consumo, não é mesmo? Popularmente, esse conjunto de sugestões de compras enviadas por remetentes via e-mail é chamado de newsletter. Essa ferramenta é uma estratégia vantajosa que impulsiona as compras de vários varejistas no mundo – um recurso tão crucial para o comércio eletrônico que o Lucas Castellani, fundador e CEO da Cartpanda, startup de e-commerce, aponta por que se deve investir em newsletters e como usá-las no dia a dia.

Segundo pesquisa da Adestra, 73% dos consumidores preferem receber conteúdo das empresas por e-mail, mostrando a importância em explorar essa forma de comunicação nos negócios digitais. Se você sente que o número de compras em sua loja digital está baixo, o fundador da startup sugere que faça uso da newsletter, visto que ela pode alavancar as vendas ao alcançar todos os públicos interessados em comprar na loja.

 

Como começar a criar newsletter para o seu negócio online

O primeiro ponto sugerido pelo especialista é que o varejista esteja atualizado com as tendências de mercado do seu nicho, isso fará com que encontre tópicos que despertem interesse e curiosidade no leitor, fazendo com que ele se envolva com a informação. Outro ponto a ser destacado pelo empresário é que é fundamental que o conteúdo seja cativante, de modo que o consumidor tenha vontade de ler até o final. Diante deste cenário, Castellani traz dicas dos principais pontos que você precisa saber para escrever uma newsletter:

 

1. Comece a construir sua lista de e-mails: o primeiro passo para colocar a estratégia de newsletter é escolher uma plataforma de vendas online e automação, como a Cartpanda, e configure-a em sua página. Após isso, incentive as inscrições por meio de pop-ups e redes sociais para aumentar a lista de e-mails com leads de qualidade.

2. Desenvolva sua newsletter: é fundamental que o empreendedor pense em um design atrativo que reflita sua marca, equilibrando texto e elementos visuais e no conteúdo. Usar chamadas curtas, pouco texto e direcionar para conteúdo detalhado com links são boas estratégias.

3. Crie conteúdo relevante: “Ofereça informações valiosas e novidades sobre sua empresa, produtos ou serviços. Mantenha um tom amigável, mas ainda, sim, profissional. Isso fará com que sua empresa seja vista como referência e segura no mercado”, aponta.

 

4. Seja consistente: o vendedor deve estabelecer uma frequência de envio, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal para que o algoritmo do e-mail não entenda que seu conteúdo é um spam. Por isso, mantenha a regularidade dos envios.

 

5. Analise os resultados: para o especialista, o monitoramento de taxas de abertura, cliques e conversões é indispensável. Isso porque ele aponta que a ferramenta é importante para analisar esses dados para ajustar e melhorar suas campanhas de e-mail marketing da sua empresa, assim melhorando a experiência do cliente.

6. Potencialize sua newsletter com uma plataforma de e-commerce: “Utilize uma plataforma de e-commerce, com a campanha, para segmentar o público-alvo e enviar mensagens personalizadas. Isso aumenta a eficiência e as chances de conversão. Invista em uma plataforma para maximizar o impacto da sua newsletter no crescimento do seu negócio”, finaliza.

Fonte: Assessoria