logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Setor de embalagem mira no conceito sustentável e na personalização

A embalagem como oportunidade de negócio tornou-se uma tendência

3 de julho de 2024

A indústria de embalagens iniciou 2024 em alta. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), o setor pode se elevar até 2% no ano, mas alguns segmentos, como o de embalagens de papelão ondulado, podem crescer em até 5%. A indústria se favoreceu do consumo doméstico de alimentos e da procura por itens de higiene e cosméticos, buscando sempre se reinventar.

A repartição de papelão ondulado aderiu a um novo conceito que integra marketing e sustentabilidade. A embalagem como oportunidade de negócio tornou-se uma tendência, que ajudou a alavancar o crescimento da indústria para 12% em abril, batendo novo recorde e produzindo mais de 350 mil toneladas em produtos.

Na Mazurky, indústria de embalagens de papelão ondulado instalada, por exemplo, é produzida a “Cestinha Sustentável” (criação dos empreendedores Marcus Santarem e André Souza), que, além de ser ambientalmente amigável, também funciona como um potente espaço para mídia. A aposta é que os anunciantes promovam suas marcas por meio da impressão de artes em alta resolução diretamente sobre o papelão.

As “cestinhas” podem ser personalizadas com o logo de qualquer marca, utilizando imagens em alta resolução. O produto suporta até oito quilos e conta com uma proteção impermeável para receber alimentos resfriados e/ou congelados, podendo substituir as tradicionais cestas utilizadas em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais.

“É um instrumento para um novo modelo de negócio e uma nova fonte de receita com publicidade, além do viés sustentável. Grande parte dos consumidores tem se atentado à responsabilidade ambiental das companhias e, sendo o papelão 100% reciclável, a associação da marca a esse compromisso impulsiona sua valorização”, ressalta Eduardo Mazurkyewistz, diretor da Mazurky.

Ele destaca que a nova modalidade pelas marcas já rendeu um crescimento de 9% no faturamento da empresa. Há novos espaços para e-commerce e PDVs, além de grandes marcas de cosméticos e alimentos, que avançam cada vez mais na propaganda personalizada, com fotos, figuras e até com a realidade aumentada. “O cliente quer receber uma caixa cheia de encanto”, diz. “Além de a embalagem ser eco-friendly, ela se torna sofisticada. Grandes marcas de diferentes segmentos apostam neste tipo de embalagem para entregas diferenciadas e até personalizadas”, completa o executivo.

Recentemente, a empresa fez uma ação customizada, com bancos que suportam até 100 quilos, para as pessoas se sentarem durante o festival Barbaros (BBQ), considerado um dos maiores festivais de carne, que aconteceu em São Paulo no dia 13 de abril. A próxima edição do evento acontecerá no mês de setembro.

Fonte: CNDL