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Foto: Divulgação

Outback reinaugura a “Casinha”, seu primeiro restaurante, no Rio de Janeiro

A primeira unidade do restaurante no Brasil, aberta em 1997, ganha uma nova arquitetura e experiência para refletir sua visão de futuro

3 de julho de 2024

O Outback Steakhouse marca um momento significativo em sua jornada no Brasil, com a reinauguração do seu primeiro restaurante, situado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Após 27 anos de história, o icônico espaço, carinhosamente conhecido como “Casinha”, se reinventa para impulsionar a visão de futuro do restaurante, que conquistou o paladar e o coração dos brasileiros. A FutureBrand São Paulo, ecossistema integrado em gestão de marca, cultura e negócio, ficou responsável por promover jornadas de experiência revitalizadas para clientes e Outbackers (como são conhecidos os seus funcionários). O projeto de arquitetura assinado pelo Superlimão, apresentou um novo conceito para esta unidade, a primeira da marca no país, homenageando suas tradições enquanto incorpora elementos inovadores.

O Outback buscava elevar a experiência dos consumidores, transformando a “Casinha”, um espaço histórico e emblemático, em um ambiente inspirador e multifuncional, que pudesse ser replicado em outras localidades futuramente. A abordagem da FutureBrand começou com uma imersão profunda para entender o contexto atual. Para isso, Timelens, consultoria de negócios baseada em dados e insights do ecossistema FutureBrand, realizou uma imersão etnográfica com consumidores do Outback, acompanhando jornadas reais em diferentes momentos de vivência no restaurante. A partir da experiência e jornada atual foi possível identificar oportunidades considerando a perspectiva do consumidor.

Além disso, a FutureBrand complementou a imersão com visitas técnicas, entrevistas com colaboradores, workshops de cocriação, gerando insights que culminaram no desenvolvimento de um novo conceito capaz de criar conexões emocionais profundas com os consumidores modernos.

Para a evolução do atendimento outstanding de Outback, havia um desafio claro: mais do que treinar os waiters, como são chamados os atendentes, era preciso treinar para encantar. Por isso, a Springpoint, consultoria em cultura, aprendizagem e ESG, que também faz parte do ecossistema da FutureBrand, identificou as dores e fortalezas de treinamento e cultura para propor direcionais que orientassem as atitudes esperadas dos atendentes no encantamento e experiência do consumidor. O desenho da estratégia de engajamento que acompanha o ciclo de aprendizagem, antecipa desafios do treinamento e abre espaços de escuta e compartilhamento, evoluindo de uma lógica executora para a capacitação de colaboradores protagonistas e customer centric. Dessa forma, o projeto conecta a experiência do consumidor à do colaborador, com um atendimento standout e consistente: encantador para fora e para dentro.

“A gente evolui de um “restaurante casual com temática australiana” para “explore o novo mundo do Outback”. Ao longo dos anos a marca criou uma identidade própria e é esse mundo que a gente quer que o cliente descubra. A combinação de novas tecnologias, novo cardápio, novos jeitos de atender e servir, em um ambiente inspirador colocam o Outback como uma marca pronta para o futuro, oferecendo aos seus clientes uma experiência renovada e mais emocionante do que nunca”, destaca Arnaldo Bastos, Diretor Criativo e Sócio da FutureBrand São Paulo.

O Superlimão foi responsável por dar vida à visão de futuro do Outback, por meio da arquitetura e do design de interiores, buscando valorizar as memórias e a fusão entre as culturas australiana e carioca. O resultado é um espaço que harmoniza tradição e inovação, proporcionando uma experiência ainda mais rica e imersiva aos visitantes.

“A fachada e o mobiliário foram atualizados, criando um ambiente mais acolhedor e moderno. O layout das lojas foi redesenhado para refletir a essência do Outback com um toque de modernidade e funcionalidade. Espaços com áreas para crianças e ambientes pet-friendly foram incorporados para tornar o local ainda mais democrático”, explica Thiago Rodrigues, sócio e arquiteto do Superlimão.

“Selecionamos o SuperLimão e a FutureBrand como nossos parceiros nesse momento tão icônico para o Outback, porque sabíamos que o resultado do projeto seria de muita excelência. Juntos, entendemos os melhores direcionais e essa reinauguração representa não apenas um marco histórico, mas também um novo capítulo na história da marca. O Outback está no Brasil há 27 anos e, agora, chegou o momento de darmos um próximo passo nesse nosso DNA inovador e de encantamento, onde continuaremos proporcionando para nossos clientes uma quebra na sua rotina, encantamento e escapismos, de uma forma ainda mais moderna”, comenta Gilberto Santos, Vice-presidente de Desenvolvimento do Outback no Brasil.

Fonte: Assessoria