logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Rondinelle de Paula/Codecom PMCG

Festas juninas: PMEs online faturam R$ 6,8 milhões em menos de um mês

Mais de 100 mil produtos relacionados às festividades foram vendidos em junho

27 de junho de 2024

As tradicionais festas juninas também impactaram as vendas das pequenas e médias empresas do varejo digital no país em 2024. De acordo com a Nuvemshop – plataforma de e-commerce que é líder na América Latina –, entre os dias 1º e 23 de junho, as PMEs online venderam mais de 100 mil produtos relacionados ao período, um aumento de 24% em relação ao ano passado. O faturamento foi de R$ 6,8 milhões, 25% a mais que em 2023. Entre os itens mais comercializados estão camiseta xadrez, chapéu de palha, balões e bandeirinhas.
“Historicamente, as festas juninas não faziam parte do calendário do varejo. Porém, mais uma vez, comunicações e promoções desenvolvidas exclusivamente para uma comemoração popular fizeram a diferença nas vendas das PMEs. O empreendedor precisa ter em mente que todos os meses e eventos do ano podem se tornar atrativos para as compras online e usar isso a seu favor no planejamento da loja virtual”, comenta Marcela Orlandi, gerente de sucesso do cliente da Nuvemshop.

No período analisado, a venda de produtos cadastrados como “juninos” cresceram na plataforma da Nuvemshop cerca de 90% em relação ao ano passado, passando de 10 mil para 19 mil itens vendidos. Além disso, houve um aumento de 36% no volume de itens registrados como “cowboy” para venda.
Para a análise foram consideradas as vendas realizadas entre 1º e 23 de junho de 2023 e 2024, utilizando a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.

 

Fonte: Assessoria