logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Ismael Pessoa/Espaço Arte

Lançamento “Traços de Memória e Sonho” de Flávio Tavares marca momento histórico no Espaço Arte Brasil

Com a curadoria de Daniel da Hora, obras seguem em exposição de segunda a sábado das 9h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h

21 de junho de 2024

O Espaço Arte Brasil celebrou a abertura da aguardada exposição “Traços de Memória e Sonho” do artista Flávio Tavares nesta terça-feira, 18. O evento, que contou com a curadoria de Daniel da Hora, atraiu grande público e celebrou a rica trajetória artística de Flávio.

Rodrigo Villar, sócio-proprietário do Espaço Arte, destacou a importância desta exposição para a história do local. “É mais um marco na nossa história. Ter uma exposição de um artista como Flávio Tavares, que é tão importante para a arte paraibana e conta tão bem essa história da arte, desde a realidade sociocultural que ele retrata em alguns quadros, até essa visão lúdica de sonho que ele traz. É um artista extremamente reconhecido, não só na Paraíba, mas no Brasil e no mundo, e é muito importante para nós agregarmos mais essa exposição no currículo do Espaço Arte Brasil”, ressaltou.

Em seu discurso de apresentação, Rodrigo Villar também agradeceu aos colecionadores Walter e Mariza Cunha (IM), que contribuíram significativamente para o acervo da exposição. “São pessoas que, há muitos anos, acreditaram na arte paraibana e investiram nela. Muitas das obras aqui expostas fazem parte de suas coleções”, disse.

Curadoria

curador da exposição, Daniel da Hora falou sobre o desafio e o privilégio de trabalhar com a obra de Flávio Tavares. Para ele, Flávio é um artista patrimônio da Paraíba e fazer a curadoria foi complexo pela qualidade e vastidão de sua obra. “Buscamos o histórico e a novidade, apresentando obras que ninguém viu antes. Flávio é um artista compulsivo, o qual chamamos de ‘operário da arte’ e ele entregou obras que terminou na semana passada, por exemplo. É alguém que usa do seu ofício para contar histórias, memórias e narrativas que vão fazer parte das nossas vidas. Ter uma obra de Flávio Tavares na sua casa, no seu escritório, na sua vida vai lhe fazer certamente uma pessoa melhor”, ressalta.

Emoção

Flávio expressou sua gratidão e emoção ao falar sobre a mostra e sua relação com o Espaço Arte Brasil. “A exposição começa nos anos 70 e vai até os dias de hoje, incluindo trabalhos feitos durante a pandemia e minha emoção de estar junto ao Espaço Arte Brasil é muito grande… É uma galeria jovem que transmite uma paixão pela arte, fomenta o conhecimento e também a arte popular. Estou extremamente emocionado e, como diria Hermano José: ‘Pinte, pinte, que a arte nos aproxima’, então a força da arte é interligada ao espírito humano e, para mim, isso comprova exatamente essa paixão afetiva que a arte tem com o povo. Pinto o imaginário da nossa terra, fantasias dos carnavais, do bordel, do universo de José Lins do Rêgo e essa saudade dentro de mim, da infância, da existência.

A exposição “Traços de Memória e Sonho” continua em cartaz no Espaço Arte Brasil que fica no térreo do Liv Mall — Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 — Jardim Oceania, João Pessoa — PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.

Fonte: Vivass Comunicação