logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Semana do Meio Ambiente do Aquário Paraíba celebra a sustentabilidade e a educação ambiental

Eventos educativos e interativos promoverão a conscientização ambiental, com destaque para a campanha "Praia Sem Lixo" e atividades voltadas para a comunidade

20 de junho de 2024

A abertura da Semana do Meio Ambiente, que vai até o dia 23, aconteceu nessa terça-feira, 18, no auditório do Aquário Paraíba com a primeira oficina da campanha “Praia sem Lixo” em parceria com a professora Amélia e professora Cláudia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Projeto SS Oceanos, CNPq e EMLUR. O foco da atividade foi a importância de conservar os ambientes próximos aos restaurantes e quiosques na orla. Foram convidados empresários de gastronomia e atividades turísticas para passar um pouco do conhecimento aos colaboradores desses estabelecimentos. Foram debatidos temas como a poluição atmosférica, biodiversidade marinha, substâncias químicas, alterações climáticas, reutilização dos recicláveis, recursos naturais, poluição sonora e o descarte correto de resíduos sólidos.

A partir do dia 19 e até o dia 23 de junho, o Aquário Paraíba vai oferecer uma série de atividades voltadas para a comunidade. No hall de entrada, os visitantes poderão apreciar uma exposição que inclui um cenário de pesca de lixo e animais taxidermizados. Além disso, o “Cine Aquário” apresentará sessões do desenho “Shark, o Tubarão Amigo”, além de uma exposição de brinquedos educativos e artesanato com materiais recicláveis, proporcionando uma experiência divertida para todas as idades.
Durante a semana, os visitantes também poderão aproveitar uma promoção especial. Aqueles que levarem 10 tampinhas de garrafas PET pagarão meia entrada. A ação incentiva a reciclagem e a redução de resíduos. Os visitantes podem conferir mais de 80 exemplares de criaturas marinhas, desde tubarões até peixes e aves marinhas. Entre as atrações mais cativantes estão as tartarugas, polvo, lagostas e moreias.

Ação pedagógica e social

O Aquário Paraíba também realiza projetos de educação ambiental para escolas, oferece base e apoio a universitários, estagiários e pesquisadores, envolvendo parcerias com professores de universidades da Paraíba. No âmbito social, o Aquário PB elabora pacotes especiais para instituições de caridade, pessoas com deficiência e necessidades especiais e grupos de escolas públicas e particulares em busca de expandir os conhecimentos sobre a preservação dos animais e dos oceanos.

O Aquário PB fica na rua das Lagostas, 140 — Praia do Seixas — João Pessoa e recebe visitantes de terça a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam R$ 14,00 (meia entrada, para professores, idosos, militares, imprensa e crianças de 4 até 12 anos) e R$ 28,00 (Inteira/Adulto). Crianças até 3 anos, autistas e síndrome de Down têm a entrada gratuita. O telefone para contato é (83) 98620 – 1422 e o Instagram é @aquarioparaiba.

Fonte: Vivass Comunicação