logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação/Prefeitura de Monteiro

Com estímulo à economia criativa, Sítio São Francisco inicia programação junina em Monteiro

Atividades, que contam com o apoio do Sebrae, estimulam a geração de negócios e valorizam a cultura popular do cariri

20 de junho de 2024

Principal manifestação cultural do Nordeste, as festas juninas também representam uma valiosa oportunidade para a geração de negócios, especialmente nos segmentos que fazem parte da economia criativa. Um exemplo disso é o município de Monteiro, no cariri paraibano, que iniciou nesta quarta-feira (19) as atividades do Sítio São Francisco, um espaço que integra a programação de São João e é destinado ao artesanato, gastronomia e cultura popular do município. Promovida pela Prefeitura de Monteiro, a programação gratuita conta com o apoio do Sebrae/PB e segue até o dia 29 de junho.

Montada ao lado do mercado público, no centro de Monteiro, a estrutura do Sítio São Francisco beneficia, diretamente, 30 empreendedores do município, entre artesãos, empreendedores culturais e empresários do segmento de alimentação. Além disso, conforme ressalta a gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, outros segmentos também são beneficiados pelo São João, por conta do alto fluxo turístico na cidade, como hospedagem, transporte, audiovisual e moda.

Ainda falando sobre a programação do Sítio São Francisco, a gerente do Sebrae também destacou que os empreendedores do local já foram capacitados pela instituição ao longo do ano, de modo a conhecer melhor o potencial da economia criativa em Monteiro e como se beneficiar dessas possibilidades para obter novas oportunidades de negócios.

“O Sítio São Francisco é a terceira etapa de um trabalho que estamos realizando esse ano com os empreendedores da economia criativa em Monteiro. Todos já foram capacitados, participaram de outros eventos e, com o São João, maior período turístico de Monteiro, poderão também impulsionar suas vendas e gerar negócios em um espaço criativo e com muita cultura popular”, acrescentou Madalena Arruda.

Além do Sítio São Francisco, que contará com 11 dias de programação, o São João de Monteiro, um dos mais populares da Paraíba, também contará com outras atividades ao longo do mês de junho, enaltecendo as tradições culturais do município e aquecendo a economia regional.

Fonte: SEBRAE-PB