logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Jovens aprendizes da AeC participam do 1º Feirão da Aprendizagem da Paraíba

Conhecer a experiência deles ajuda na inserção de novos trabalhadores no mercado de trabalho

19 de junho de 2024

Trinta novos jovens aprendizes da AeC Contact Center participaram do 1º Feirão da Aprendizagem da Paraíba realizado nesta terça-feira (18). O evento aconteceu no Centro Integrado da Justiça Social (Cijus) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13), e apresentou oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio da aprendizagem. A intenção é promover a inserção de jovens aprendizes entre 14 e 24 anos no mundo corporativo de forma digna e decente, combatendo o trabalho infantil através da divulgação da educação profissional.

 

Além de facilitar o networking entre jovens aprendizes, empresas e instituições formadoras, o Feirão da Aprendizagem da Paraíba também tem a missão de sensibilizar as empresas sobre a legislação da aprendizagem e incentivar a adesão delas ao Projeto Rede Aprendiz, desenvolvido pelo TRT-13. O projeto tem como objetivo oferecer ao setor privado a oportunidade de fazê-las cumprir a cota de aprendizagem por meio alternativo, contratando os aprendizes, que irão ter sua primeira experiência profissional nas instituições que integram a rede.

 

Jovens AeC

O processo de seleção na AeC tem o apoio do Centro Nacional de Aprendizagem (CENAP) e integra as ações de apoio social desenvolvidas pela empresa que, atualmente, tem mais de 940 jovens aprendizes nos seus quadros em todo o Brasil, sendo que cerca de 260 deles na Paraíba, atuando nas áreas de operação e Recursos Humanos. Os 30 novos contratados da AeC participaram de palestras e oficinas e, no estande da empresa, 40 jovens foram encaminhados para o CENAP e poderão passar a integrar a equipe da empresa.

 

A auxiliar administrativa, Isabelle Figueiredo, se inspirou na experiência do irmão, que também trabalhou na empresa. “Gosto muito do que eu faço e tenho aprendido muito”, avalia. Para a gerente de RH, Andrezza Barros, “desenvolver habilidades e competências para o trabalho é a principal tarefa do programa e a primeira experiência no mercado é essencial para esse progresso. Acreditamos muito no potencial desses jovens e apoiamos com todas as ferramentas o desenvolvimento profissional deles. É investir no presente mirando o futuro, deles e nosso”, afirma.

 

A atendente Dandara Dantas, 19 anos, já percebe esse desenvolvimento. “Eu não era tão comunicativa como agora e o contato com pessoas tão diferentes, numa empresa tão grande como a AeC, me fez progredir nesse aspecto. Tanto que ser instrutora, ajudar quem está chegando, brilhou os meus olhos. Quero poder dizer para os novos funcionários: ‘Calma aí, gente. A ‘parada” é simples, vamos fazer assim, assim e tudo vai dar certo”, comenta com espontaneidade.

 

O feirão é uma realização do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba (FEAP-PB), organizado pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTI) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRT/PB), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Fonte: Assessoria