logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Inteligência artificial: como integrar o ChatGPT no ambiente de trabalho?

Veja exemplos de como a IA pode otimizar - e não substituir - suas operações e resultados

14 de junho de 2024

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma visão futurista da tecnologia e é realidade em diversos momentos do cotidiano. De qualquer forma, muitos ainda podem ter preconceitos ou hesitações ao interagir com uma IA pela primeira vez, principalmente com as chamadas generativas, que produzem textos e imagens.

À medida que as pessoas vão se familiarizando e percebendo os reais benefícios desse recurso no dia a dia, muitas vezes esses tabus diminuem. Um desafio ainda maior é a integração da inteligência artificial no trabalho. Acredite, essa tecnologia pode otimizar – e não substituir – suas operações e resultados.

Lançado pelo laboratório de pesquisa de inteligência artificial OpenAI, o “Chat Generative Pre-trained Transformer”, popularmente conhecido por ChatGPT, é uma das IAs generativas mais populares até o momento. No ambiente de trabalho, ela pode aprimorar operações e resultados, aumentar a produtividade e facilitar algumas tarefas nas empresas.

A Agência de Notícias da Indústria separou alguns exemplos funcionais tanto para quem já é familiarizado com essa ferramenta quanto para quem quer ficar mais por dentro. Confira!

Revise e personalize textos com o ChatGPT

O ChatGPT pode traduzir textos para outros idiomas rapidamente
Uma das habilidades mais importantes e utilizadas no ChatGPT é a de revisão de textos. A IA pode ajudar a identificar erros gramaticais, ortográficos e de pontuação, além de oferecer sugestões para melhorar a clareza, coesão e fluidez do texto.

Essa ação serve não apenas para quem deseja aprimorar a qualidade de um texto, mas também para personalizar a comunicação interna. Pode-se utilizar o ChatGPT para adaptar o tom de resposta de acordo com a cultura organizacional da empresa ou até mesmo o estilo de comunicação de uma rede social, promovendo o engajamento dos colaboradores e seguidores.

Aumente a produtividade e escreva e-mails com o ChatGPT

As inteligências artificiais podem analisar o conteúdo dos e-mails para identificar tendências e padrões de comunicação
Você sabia que inteligências artificiais já protegem sua caixa de entrada do e-mail? Milhões de mensagens são bloqueadas diariamente por filtros de spam, os e-mails que são um incômodo para muitos usuários (e, às vezes, até mal-intencionados).

Além disso, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para poupar seu tempo escrevendo um e-mail. Ao inserir um tema, data, horário e objetivo da mensagem, o recurso pode criar um rascunho inicial que você pode ajustar conforme necessário. Os temas para os quais o ChatGPT pode ajudar são diversos, como convites para eventos, comunicação interna, anúncio de férias e muito mais.

Dicas do ChatGPT para a criação do currículo

O ChatGPT pode sugerir habilidades relevantes para uma posição específica
Antes de entregar um currículo para uma empresa, tenha certeza de que ele deixa o menor número de dúvidas possível e ainda desperte o interesse do recrutador. Se estiver com dúvidas, o ChatGPT pode te ajudar!

A inteligência artificial é capaz de organizar a ordem das informações pessoais, oferecer orientações sobre os pontos a serem abordados na trajetória profissional e acadêmica, competências e layout, além de fornecer revisão e edição do texto, com sugestões e orientações para aprimorar a qualidade.

Utilizando o ChatGPT para avaliar o clima organizacional

O ChatGPT pode sugerir intervenções específicas com base nas respostas dos funcionários
É dever do departamento de Recursos Humanos (RH) e dos gestores de uma empresa manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Com o auxílio do Chat GPT, é possível facilitar o processo de pesquisas de satisfação e feedbacks, por exemplo. Ao analisar as respostas dos funcionários, a IA pode identificar padrões e tendências, apresentando insights importantes para uma pesquisa de clima organizacional.

Com essas informações, o RH e os gestores podem tomar decisões mais informadas e implementar medidas para melhorar o ambiente de trabalho. Isso pode incluir a introdução de programas de bem-estar, a realização de treinamentos para desenvolvimento de habilidades interpessoais e a implementação de políticas que promovam um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

Potencializando o SEO com o ChatGPT

SEO é a chave para aumentar a visibilidade e o alcance de uma empresa na internet
O SEO (Search Engine Optimization) é uma das estratégias mais importantes para as empresas que desejam se destacar na era digital e o ChatGPT pode ser usado para ajudar nessa área de marketing de busca.

Ao inserir um texto, a IA pode selecionar e analisar palavras-chave para otimizar a visibilidade da postagem nos mecanismos de busca, além de otimizar títulos, garantindo que sejam claros e concisos para direcionar tráfego orgânico.

Outra estratégia para utilizar o ChatGPT em SEO é na pesquisa de tópicos e temas. A ferramenta pode desenvolver ideias e identificar assuntos relevantes que tenham potencial para atrair visitantes orgânicos para o site.

Fonte: CNI