logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Secom PB

Feira dos Aromas da FCJA transforma-se em vitrine para expositores e empreendedores

Atividade acontece todas as sextas-feiras, das 8h às 14h

14 de junho de 2024

Óleos essenciais, elixires, leites vegetais e sabonetes são alguns destaques da ‘Solflora’, marca criada pela empreendedora pessoense Daniela Fonseca Lima, nova integrante da Feira dos Aromas, da Fundação Casa de José Américo (FCJA). Ela estreia no evento nesta sexta-feira (14).

A Feira do Aromas é realizada semanalmente há quase quatro anos na FCJA. A atividade acontece todas as sextas-feiras, das 8h às 14h, colocando à disposição do público uma variedade de atrações e serviços. A FCJA está localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.

Daniela Fonseca conta que sua marca nasceu em 2021 e é fruto de sua vontade de empreender. “Busquei utilizar nos meus produtos a sabedoria ancestral, aquela do ‘lambedor’ e dos chás feitos por nossos avós para nos curar com o poder da natureza”, diz. A empreendedora afirma que iniciou com produtos veganos para atender ao público com intolerância à lactose (o principal carboidrato do leite de origem animal, que também está presente em outros derivados lácteos), mas agora está se diversificando.

Ela conta ainda que, além da Feira dos Aromas, já fez parte de outras feiras: da Agroecológica, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Altiplano, do Pedro Gondim (no estacionamento da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba – Incra-PB) e da Feira de Agricultura Familiar do Cabo Branco. Para Daniela, a maior dificuldade do expositor é conseguir o acesso ao circuito de feiras da cidade. “A Feira dos Aromas pode ser a vitrine que precisamos”, diz.

Na Feira dos Aromas, o consumidor encontra produtos orgânicos, vindos diretamente da roça e com preços acessíveis. Com seus sabores, cheiros e sons, a feira dispõe de frutas, tubérculos, ovos, verduras, livros, artesanato, música, gastronomia regional e plantas ornamentais.

Ao frequentar o evento semanal, o visitante também tem a oportunidade de conferir detalhes da vida e obra do patrono da FCJA, no Museu Casa de José Américo, onde o escritor e político paraibano viveu expressiva parte de sua vida. O espaço abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, biblioteca e arquivo fotográfico.

Outro atrativo do local é o Mausoléu, cujo monumento guarda os restos mortais de José Américo e de sua esposa, dona Alice. Instalado no pomar da FCJA, o monumento se destaca pela base triangular e um obelisco com escultura em bronze, além de um espelho d’água.

Fonte: Secom PB