logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Congresso Brasileiro de Análises Clínicas acontece próxima semana em Natal

Evento reunirá profissionais de todo o país e da América Latina

14 de junho de 2024

No período de 16 a 19 de junho, o 49º CBAC – Congresso Brasileiro de Análises Clínicas acontecerá em Natal/RN. O evento reunirá profissionais do diagnóstico laboratorial de todo o país e da América Latina para uma imersão em inovação tecnológica, conhecimento científico aplicado às análises clínicas e debates sobre desafios e oportunidades do setor. A expectativa é que três mil pessoas passem pelo Centro de Convenções de Natal, ao longo de todo o encontro, entre farmacêuticos, biomédicos, biólogos, enfermeiros, gestores de laboratório, representantes de associações da área e autoridades públicas.

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, entidade científica responsável pelo 49º CBAC, tem como missão estimular o crescimento e a constante atualização dos laboratórios de análises clínicas, buscando o reconhecimento do setor como primordial para a atenção primária, o manejo clínico e a segurança do paciente. “Este é um setor de extrema importância para garantir a saúde da população, já que 98% dos exames laboratoriais feitos no SUS são realizados por pequenos e médios laboratórios privados. Eles são a capilaridade do sistema único de saúde”, explica Maria Elizabeth Menezes, presidente da SBAC.

A atual edição do CBAC trará quatro dias intensos de programação científica, abordando todas as grandes especialidades e metodologias das análises clínicas, incluindo conferências, seminários, painéis, sessão interativa, atividades paralelas, além de espaço para os trabalhos científicos e Curso PNCQ Gestor, voltado aos princípios do Programa Nacional de Controle de Qualidade. Outro importante momento será uma mesa redonda com participação de representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Conselho Regional de Farmácia e de associações do setor de diagnóstico laboratorial para alinhamento e adequação dos laboratórios à RDC 786/2023.

Para a presidente da SBAC, o Congresso será mais uma grande oportunidade de discutir a importância do diagnóstico laboratorial para saúde da população, garantir novos conhecimentos e ampliar a interação entre os profissionais. “O diagnóstico laboratorial, como responsável por 70% da decisão clínica de um paciente, precisa sair de trás da bancada e assumir seu protagonismo para a promoção da saúde da população. Essa conquista depende daqueles que são a alma do laboratório: os analistas clínicos, que num conjunto de competências e processos, garantem a qualidade e excelência laboratorial. Todos são essenciais na jornada do paciente e, quando amparados por conhecimento técnico-científico e clínico-laboratorial, atribuem confiabilidade e acuracidade aos laudos laboratoriais”, argumenta a presidente.

As inscrições para o 49º CBAC – Congresso Brasileiro de Análises Clínicas devem ser realizadas no site oficial do evento, onde também está disponível toda a programação da exposição científica e cursos ofertados.

Fonte: Assessoria