logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Projeto Paradiso oferece bolsa para brasileiros no SeriesMakers; inscrições até dia 20

Maior programa de desenvolvimento de séries de TV da Europa é voltado para realizadores de longas-metragens que decidiram se aventurar no mundo das séries

13 de junho de 2024

O SeriesMakers, uma iniciativa do Series Mania, o maior festival de TV da Europa, e do Beta Group, uma potência do cinema e da TV na Europa, abriu sua convocatória até o próximo dia 20 para diretores de cinema que desejam se tornar criadores de séries de TV. O SeriesMakers se consolidou recentemente como um dos melhores programas de desenvolvimento voltados a séries da Europa. O produtor-diretor de “Game of Thrones”, Frank Doelger, o roteirista Ron Leshem (“Euphoria”, “No Man’s Land”) e o criador de “Narcos”, Chris Brancato, foram palestrantes na edição de 2023-24.

O Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual brasileiro, oferece uma Bolsa Paradiso, no valor de 2.500 euros, para uma dupla de profissionais (formada por um diretor e um produtor/roteirista) caso seja selecionada pela organização para participar do programa. Os profissionais selecionados para o programa participarão de dois workshops on-line, que consistem em aulas ministradas por renomados profissionais da indústria internacional – como escritores, produtores, emissoras, exibidores, entre outros. Durante o processo de desenvolvimento do projeto, os selecionados terão, ainda, o apoio de mentores premiados no setor da roteirização de séries.

Para Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, o SeriesMakers é uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos dos talentos brasileiros que buscam desenvolver técnicas e ferramentas para alcançar o mercado internacional de coprodução internacional de séries de ficção. “O Brasil conta com uma grande variedade de profissionais talentosos, com potencial de criar histórias originais de alcance mundial. Esta formação pode incentivar a expansão do mercado brasileiro de séries e gerar conexões criativas e comerciais entre profissionais do Brasil e o mercado europeu”, diz.

Ao fim do programa, uma das duplas participantes será premiada com o Beta | Kirch Foundation Award, no valor de 50 mil euros, para desenvolvimento do roteiro e bíblia do projeto, além de apoio criativo. Este anúncio será feito no Series Mania Fórum 2025, que acontece em março, em Lille, na França. Em 2023, o projeto de série brasileiro “Amigas”, roteirizado por Maíra Bühler e dirigido por Beatriz Seigner – que teve o apoio do Projeto Paradiso para participar do SeriesMakers – venceu o Beta | Kirch Foundation Award.

“Foi muito bacana participar da primeira edição do SeriesMakers. Tivemos mentorias incríveis e masterclasses com grandes nomes como o criador de ‘Game of Thrones’, a diretora de ‘House of Cards’ e muitos outros profissionais que produzem conteúdos de qualidade, que compartilharam suas inquietações e processos criativos, que nos ajudou a entender o que funcionava ou não no mercado internacional de séries. Esse é um mercado que ainda precisamos trocar bastante, e o SeriesMakers é um espaço em que podemos falar, trocar e ter uma escuta qualificada com pessoas do cenário internacional interessadas em conteúdos que estão sendo feitos no Brasil”, diz Beatriz Seigner, diretora e roteirista do projeto de série “Amigas”.

Maíra Bühler, diretora e roteirista do mesmo projeto, também avalia que participar do SeriesMarkers trouxe oportunidades para o desenvolvimento do projeto. “Tivemos mentorias com duas tutoras, incrivelmente talentosas do mercado internacional, que olharam especificamente para o nosso projeto, que saiu muito melhor do que quando chegamos com a ideia. Ao mesmo tempo que esse é um espaço para compartilhar e melhorar nossas ideias, tivemos contato com criadores de séries de super sucesso, como o criador de ‘The Crown’. Participar deste laboratório, voltado a profissionais que estão fazendo a transição do cinema para o mercado de séries, foi simplesmente incrível e recomendo muito”, conta.

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

Fonte: Assessoria