logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Livre para falar – Como a segurança psicológica pode ser a principal alavanca para garantir a sustentabilidade do seu negócio

Em livro, especialistas compartilham vivências de como um ambiente psicologicamente seguro aumenta a produtividade e empatia nas organizações

13 de junho de 2024

Como atestam consultores organizacionais e executivos-chave de RH no livro “Livre para falar – Como a segurança psicológica pode ser a principal alavanca para garantir a sustentabilidade do seu negócio (Editora Paraquedas, 2023)”, a segurança psicológica é a primeira e mais importante condição para transformar grupos de profissionais em equipes de alta performance.

“Quando isso acontece, o time é capaz de aprender junto, incluindo todas as perspectivas para arriscar mais, tomar as decisões de modo mais ágil e inteligente, melhorando o seu desempenho e, consequentemente, os níveis de colaboração e engajamento”, de acordo com a autora e organizadora do livro, Patricia Ansarah, fundadora e CEO do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP).

Por risco, entende-se que o colaborador se sente confiante o bastante para discordar de uma ideia, verbalizar sua opinião em assuntos sensíveis para a organização e trazer contribuições inusitadas sem se preocupar com represálias sociais e hierárquicas. Isso está no conceito de segurança psicológica criado pela sua criadora, a professora de Harvard Amy Edmondson: “é a crença compartilhada pelos membros de um time de que o time é, em si, um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais”.

Segundo Patrícia, a proposta do livro é conscientizar as organizações sobre a importância da segurança psicológica. Como o conceito chegou ao Brasil durante a pandemia, é confundido com cuidados com a saúde mental, lugar permissivo ou de acolhimento nas empresas.

“Segurança psicológica é diferente de saúde mental. Ela é uma abordagem relacional que promove espaços seguros para as pessoas serem elas mesmas e manifestarem suas opiniões, ideias e vulnerabilidades. São as ideias e pensamentos diversos que, trabalhadas com empatia e colaboração, produzem equidade e se transformam em inovação dentro das empresas.”

O livro

De estudos de casos da vida real a pesquisas de ponta em segurança psicológica, o livro reúne artigos escritos por especialistas de mercado nacionais e internacionais, como Peter Cauwelier, PhD e ex-presidente do World Institute of Action Learning (WIAL) – uma das referências mundiais neste método de aprendizado de times.

Apesar de os conceitos-chave da segurança psicológica serem os mesmos (distribuição igualitária de fala e sensibilidade para perceber o outro), é importante entender o perfil do grupo a partir de suas diferenças e modular as estratégias de ação conforme essas características, como aborda Peter em seu artigo “Um time de cada vez”.

“Dentro de uma organização, com seus valores e sua cultura, a maneira como os integrantes de um time específico colabora é diferente, porque seus integrantes são diferentes. E interpessoal significa exatamente isso: entre um número de indivíduos diferentes. É nesse nível que a segurança psicológica existe ou não.”

livre para falar

divulgação

Ficha técnica

‘Livre para falar – Como a segurança psicológica pode ser a principal alavanca para garantir a sustentabilidade do seu negócio’

Autor: Instituto Internacional em Segurança Psicológica

178 páginas

Editora Paraquedas – 1ª edição

Fonte: Assessoria