logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Comunicação e Marketing Afya Paraíba

Afya expande atuação na Paraíba com a chegada de unidade de pós-graduação em Medicina

Localizada em Cabedelo, unidade está instalada no mesmo complexo da instituição de graduação e conta com uma estrutura completa de laboratórios, centros de simulação em saúde, salas de estudo de caso e espaços de convivência

13 de junho de 2024

A Afya Educação Médica, núcleo de pós-graduação da Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, inaugura mais uma unidade no país. Com sede no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, o novo polo tem como objetivo oferecer oportunidades para médicos em busca de cursos de especialização, aprimoramento e destaque no mercado.

A Afya Educação Médica Paraíba funciona nas instalações da Afya Faculdade de Ciências Médicas, na BR 230, e as primeiras turmas de especialização foram iniciadas em janeiro deste ano, com oferta para cursos de Pediatria Geral, Dermatologia, Endocrinologia e Psiquiatria.

“Estamos muito felizes com a chegada a João Pessoa para completar a oferta da Afya em educação médica. Sabemos da importância do aprendizado constante que a medicina exige aos profissionais e os cursos de pós-graduação são uma excelente porta de entrada para aqueles que desejam crescer e se aperfeiçoar em um mercado extremamente competitivo e ao mesmo tempo carente de especialistas”, explica Aline Franca, diretora da Afya Educação Médica Paraíba.

A unidade está com vagas abertas para as especializações em Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal, Neurologia, Nutrologia, Psiquiatria, Clínica em Dor, Neuropediatria, Pediatria Geral, Psiquiatria da Infância e da Adolescência.

A Afya está presente na Paraíba desde 2020, quando adquiriu a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB).

Sobre os cursos

Com turmas iniciando a cada dois meses, todos os cursos têm duração média de dois anos e as aulas são concentradas em um fim de semana por mês, o que permite aos médicos a manutenção da agenda de atendimentos a pacientes, com pouca interferência nas suas demais atividades.

A unidade conta com uma estrutura completa que inclui laboratórios de Técnicas Cirúrgicas, Anatomia Humana, Centro de Simulação em Saúde, ambulatórios e consultórios, além de biblioteca, auditório, restaurante e espaços de convivência.

Dentro do programa de aprendizagem, durante as aulas práticas, os médicos realizam atendimentos à comunidade em diversas especialidades supervisionados pelos docentes. Os pacientes são direcionados por meio de parcerias realizadas entre a instituição e secretarias de saúde, hospitais e clínicas de João Pessoa e região. Somente em 2023, a Afya estabeleceu 649 parcerias para os cenários de prática de estudantes de medicina e médicos que estão na especialização.

Fonte: Vivass Comunicação