logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Inovação por todo o País: empresas de tecnologia ganham força fora do eixo Rio-São Paulo

Na lista da Pequenas Empresas & Grandes Negócios de empresas promissoras do ecossistema de inovação brasileiro, 20% estão fora dos estados São Paulo e Rio de Janeiro

11 de junho de 2024

Entre as startups de tecnologia e finanças da 100 Startups to Watch 2023, lista da Pequenas Empresas & Grandes Negócios de empresas mais promissoras do ecossistema de inovação brasileiro, 20% delas estão fora dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. E em um cenário marcado pela concentração de startups nessas regiões, há um movimento crescente de empreendedores que têm ganhado destaque por todo o país.

 

Com uma combinação de inovação, acesso a recursos e um ecossistema em ascensão, empresas de tecnologia estão florescendo em cidades fora do tradicional eixo SP-RJ. Entre os protagonistas desta mudança temos a Portão 3, plataforma de Uberlândia de gestão de despesas para empresas da América Latina, que mais uma vez foi selecionada para participar do Scale-UP Endeavor 2024, o FUNSES1, Fundo de Investimentos em Participações, que com seus recentes aportes, destaca o Espírito Santo como um novo pólo de atração para novos negócios, e a Smile University, uma edtech paranaense que fomenta o empreendedorismo e proporciona a dentistas condições para atuarem de forma competitiva no mercado.

 

Entre as razões para esse fenômeno está a descentralização do investimento em tecnologia. Empresas e investidores estão cada vez mais abertos a olhar para além dos centros tradicionais, buscando oportunidades em locais com mão de obra qualificada e custo de vida mais baixo. CEO da fintech, Fernando Nery, destaca que o grande desafio de todo empreendedor é criar um negócio e torná-lo lucrativo, e isso independe do local. “Será inspirador testemunhar um avanço significativo em cidades do interior no campo das iniciativas tecnológicas, se afastando um pouco da dependência das indústrias tradicionais, cuja presença cultural muitas vezes nos mantém ancorados a um passado que ainda exerce forte influência sobre nós”, diz.

 

Quando o assunto é ecossistema de inovação, o Brasil é líder se comparado a outros países da América Latina. De acordo com um estudo da Sling Hub, o país concentra 70% dos investimentos em startups e representa 77% do mercado. À medida que mais empreendedores reconhecem o potencial de crescimento fora dos grandes centros urbanos, se espera que esse movimento continue a se expandir e se consolidar em diferentes regiões. Com isso, novas oportunidades de negócios surgem, impulsionando não apenas a economia local, mas também a cena empreendedora do país como um todo.

 

Fonte: Assessoria