logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Sebrae lança IA grátis para aplicação de ações sustentáveis nos pequenos negócios

Lançada no NEon e batizada de “Jurema”, IA será disponibilizada ao público por meio do WhatsApp

10 de junho de 2024

Como economizar recursos naturais e utilizar produtos ecologicamente corretos nas empresas serão algumas das funcionalidades da “Jurema”, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) lançada pelo Sebrae/PB, durante o Nordeste On (NEon), nesta sexta-feira (7). A ação integra uma das iniciativas da instituição de promoção à sustentabilidade e responsabilidade ambiental que estão sendo realizadas durante o evento.

Acessando a Jurema, os empreendedores receberão orientações sobre como aplicar ações sustentáveis na sua empresa e ainda ter acesso aos dados econômicos da Paraíba atualizados. Dessa forma, é possível buscar também soluções inteligentes para o empreendedor melhorar o seu negócio e buscar diferenciais.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, o espaço institucional está dedicados ao “S” de sustentabilidade que é um dos tripés do NEon. “Também apresentamos as nossas soluções em análises e inteligência artificial. A ideia é mostrar que quando somamos conhecimentos humanos mais a inteligência artificial, os negócios se tornam mais sustentáveis”, explicou a gerente.

Ainda no mesmo espaço, os participantes podem utilizar uma pista de dança interativa que, pela movimentação humana, gera energia que alimenta as ferramentas do estande. Outro recurso apresentado ao público foram os painéis eletrônicos com quizes dinâmicos que mostram aos participantes a quantidade de água e energia que eles consomem nas atividades domésticas no dia a dia.

Compensação de carbono

Além do uso de energias alternativas e tratamento dos resíduos, durante o NEon foram distribuídas mais de 20 mil mudas de árvores ao público como forma de compensação do carbono. “Foi uma das ações que fizemos para minimizar os impactos junto à natureza. Além de reforçar essa compensação do impacto na natureza com a utilização de ferramentas com energia renovável”, acrescentou o analista técnico Thiago Jatobá.

Fonte: SEBRAE-PB