logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: divulgação/Prefeitura de Serraria

Economia Criativa: novos roteiros e eventos impulsionam o turismo

Regina Amorim fala sobre como o desenvolvimento turístico na Paraíba é impulsionado por ações que aumentam a oferta de voos, melhoram a integração entre entidades e aprimoram os serviços, destacando-se eventos como Caminhos do Frio e ecoturismo no Parque Nacional da Serra do Teixeira

10 de junho de 2024

O desenvolvimento do fluxo turístico na Paraíba é reflexo de uma série de ações ligadas à atividade turística, dentre elas: maior oferta de voos, integração das entidades parceiras, a quantidade de empresas atendidas para oferecer um serviço de qualidade.

Os municípios atendidos estão distribuídos nas treze regiões do Mapa da Regionalização do Turismo. Os Agentes de Roteiros Turísticos são consultores contratados pelo SEBRAE – PB, com o objetivo de formatar novos roteiros criativos, contribuindo para ampliar a oferta turística da Paraíba, de forma equilibrada, sustentável e diversificada.

Há pouco tempo, os turistas que aqui chegavam não tinham muitas opções para escolher, mas hoje a oferta de produtos e experiências é bem significativa, competitiva e segmentada, de maneira que o turista encontre o lugar certo que deseja vivenciar.

Segundo o Ministério do Turismo (2008), a competitividade por ser compreendida como “a capacidade crescente de gerar negócios no turismo, de forma sustentável e proporcionar ao turista uma experiência positiva”.

A distribuição de rotas e roteiros nas diversas regiões paraibanas, faz parte da gestão de destinos e contribui para o aumento de receitas provenientes do turismo, nos municípios. A imagem que os turistas têm de determinada localidade consiste na percepção de experiências pessoais, crenças e valores sobre algum lugar. Em outras palavras, trata-se do posicionamento do destino turístico e a sua importância para atrair turistas. O posicionamento é uma estratégia fundamental que atrai turistas para uma localidade ou região. Por isso é essencial que as campanhas promocionais sejam verdadeiras e ao mesmo tempo, atrativas para despertar o interesse do turista.

Os eventos turísticos, também são fomentadores e motivadores das viagens. Os festivais de música, de gastronomia, as festividades culturais tradicionais, os eventos de negócios, podem ser muito importantes para o posicionamento do destino turístico.

Podemos citar como exemplo de acontecimentos, que contribui para divulgar e promover destino turístico, Caminhos do Frio, no Brejo paraibano. Acontece desde 2006, de julho a setembro, durante dez semanas, sendo uma semana em cada cidade, proporcionando mídia espontânea para a região, durante esse período e ampliando a oferta de entretenimento, com uma enriquecedora programação cultural.
O Brejo paraibano já colhe os frutos de um bom posicionamento, o que resulta em criar uma imagem favorável para o mercado, além de selecionar naturalmente o perfil do turista, com a segmentação do turismo.

A região Vale dos Sertões paraibano, também é um destino turístico que vem se qualificando para o turismo de aventura, com as atividades de cicloturismo e as trilhas de longo curso. Ainda em fase de sinalização, a região possui 450 km de trilhas, que passam por dez municípios e cada um deles preservando a sua singularidade e a sua autenticidade. Nessa região também está localizado o primeiro parque nacional da Paraíba.

O Parque Nacional da Serra do Teixeira, possui uma área de 61.095 hectares do bioma da caatinga, com um excelente diferencial turístico, por ser um destino associado ao ecoturismo, envolvendo as dimensões geográficas, históricas, culturais, econômicas, sociais e ambientais, que poderá contribuir para uma melhor visibilidade do destino Paraíba, entre os top 10 da atratividade turística internacional.

A permanente diversificação das experiências faz os turistas desejarem conhecer cada vez mais, a Paraíba, porque atende a praticamente todas as modalidades do turismo, considerando a sua ampla oferta cultural, gastronômica, religiosa, climática e geográfica. As rotas e roteiros turísticos, se diferenciam a partir da governança, da inclusão social e da interação de diferentes atores e entidades, possibilitando uma grande rede de relacionamentos. O conceito de desenvolvimento sustentável do turismo, também está presente no planejamento e na política do turismo, visando o direcionamento estratégico para a gestão desses territórios e dos seus recursos.

Por tudo isso é relevante considerar que o destino Paraíba, apresenta experiências inovadoras, enriquecedoras e únicas, adequadas às tendências do turismo.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim