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Foto: Divulgação

Meu Imóvel estuda perfil do usuário e usa IA para oferecer melhores ofertas

Considerado o melhor portal em termos de performance por grandes construtoras como Cyrela, Gafisa e Even, em oito anos a ferramenta já gerou mais de 1 milhão de leads e participou de mais de 12 mil vendas no mercado imobiliário, ajudando a movimentar mais de R$ 6 bilhões

7 de junho de 2024

No mercado imobiliário, os empreendimentos lançados pelas construtoras são projetados visando um perfil específico de comprador, mas muitas vezes é difícil ‘casar’ o imóvel certo com o cliente certo. Foi pensando em solucionar esse problema nas duas pontas – ou seja, para as construtoras e os compradores – que nasceu, em 2015, o portal Meu Imóvel.

 

Diferente dos outros portais voltados para a compra e venda de imóveis, o Meu Imóvel traz uma abordagem muito mais focada no cliente e menos focada no produto. Para tanto, ao se cadastrar na plataforma, o usuário preenche um questionário que ajuda a ferramenta a traçar o seu perfil. A partir daí, ele recebe, na hora, as sugestões alinhadas com as suas necessidades – de imóveis prontos, até apartamentos na planta ou em lançamento. “Dessa forma, a busca por apartamentos novos se torna muito mais assertiva para o cliente e a chance de a construtora fechar o negócio aumenta”, ressalta um dos fundadores e CFO do portal, José Eduardo Machado.

 

Machado explica que, ao usar métricas mais focadas naquilo que o usuário está procurando, a ferramenta não lança mão dos famosos “destaques” – aqueles produtos que aparecem logo na primeira página porque o valor investido pela construtora no portal foi maior. “Não importa o quanto a construtora esteja investindo, se o imóvel dela casa com o perfil do cliente ele vai aparecer logo na primeira página, e não na terceira ou quarta. E isso traz maior eficiência para quem busca”, diz.

 

Solução consolidada para compra de imóveis

Após oito anos no mercado, o portal é considerado por grandes construtoras como Cyrela, EZTec e Even o melhor em performance dentro do mercado imobiliário, gerando maiores taxas de conversão em visitas e fechamento de negócios. Nesse período, o Meu Imóvel já gerou mais de 1 milhão de leads e participou de mais de 12 mil vendas, ajudando a movimentar cerca de R$ 6 bilhões. “Hoje somos um negócio sólido e já consolidado dentro do segmento de soluções voltadas para o mercado de imóveis”, comemora Rafael Machado, cofundador e CEO da empresa.

IA e georreferenciamento

 

Entre os diferenciais tecnológicos da plataforma Meu Imóvel está a busca por geolocalização, que mostra opções de casas ou apartamentos à venda num raio (escolhido pelo usuário) do endereço (rua, bairro ou ponto de interesse) indicado na pesquisa. Dessa forma, o usuário pode encontrar outras opções que se encaixam exatamente no seu perfil com preços e condições mais competitivos.

No aplicativo Meu Imóvel, o usuário conta também com uma ferramenta exclusiva, baseada em Inteligência Artificial, que seleciona as melhores opções de imóveis para ele. Basta o cliente escrever sobre o bairro, metragem, número de quartos e outros detalhes de sua preferência. “O robô desenvolvido por nós é capaz de conversar, por mensagem de texto, com o usuário e, de acordo com os detalhes fornecidos, selecionar e recomendar os imóveis à venda disponíveis dentro desse perfil de uma maneira bem mais assertiva do que as ferramentas comuns disponíveis”, ressalta o CEO.

Fonte: Assessoria