logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Descubra mitos e verdades sobre suplementação com creatina

Nutricionista Byanka Melo aponta benefícios da utilização desse nutriente 

6 de junho de 2024

A creatina é um dos suplementos mais utilizados por aqueles que buscam o melhor desempenho em treinos intensos. Produzido no organismo pelos rins, pâncreas e fígado, a partir do consumo dos aminoácidos: glicina, metionina e arginina, a creatina é responsável pela formação de energia para o corpo.

Segundo a nutricionista Byanka Melo, especialista em esporte e emagrecimento, com os estudos foram descobertos benefícios na prática de esportes. “A creatina atua na performance muscular, para melhorar o desempenho do treino, no ganho de massa muscular, além de ajudar na recuperação pós-treino e na prevenção de lesões,” ressalta a nutricionista.

Confira mitos e verdades sobre a suplementação com a creatina:

A creatina auxilia na cognição mental: Verdade.  Além de seus efeitos nos músculos, a creatina pode ajudar a manter a saúde cognitiva. A creatina também ajuda o cérebro na memória, cognição e fadiga mental.
A creatina pode causar ganho de peso: Mito. O ganho de peso associado à creatina é geralmente devido ao aumento da retenção de água nos músculos e ao aumento da massa muscular magra, não ao ganho de gordura.
Idosos e adolescentes podem utilizar a creatina:  Verdade. Todos podem fazer suplementação com creatina. A dose deve ser ajustada conforme o objetivo do uso e o nível de atividade física praticada. De modo geral, são indicados de 3 a 6g de por dia.
A creatina é um esteróide: Mito. A creatina não é um esteróide. Ela é um composto natural encontrado em pequenas quantidades em alimentos como carne e peixe, e também é produzida pelo corpo humano.
A creatina pode ser encontrada em fontes alimentares: Verdade. A creatina está presente em fontes alimentares como leites, carnes em geral e ovos (fontes animais). No entanto, para obter uma quantidade suficiente para alcançar os benefícios desejados, é necessário a suplementação.
Fonte: Vivass Comunicação