logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Redução nos juros: consórcio é opção para quitação de financiamento de automóvel

Consórcio é alternativa para quitar financiamento de veículos e economizar com juros

4 de junho de 2024

As vendas financiadas de veículos no primeiro trimestre somaram 1,6 milhão de unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3 (Bolsa Valores de São Paulo). O número representa um aumento de 21,4% em relação ao mesmo intervalo de 2023 e o maior crescimento para o período, desde 2012. O segmento de veículos leves teve alta de 17,5%. Já os financiamentos de pesados cresceram 10,5%. A categoria de motos, porém, foi a que mais avançou, com uma evolução de 33,9%.

Ao optar pelo financiamento, o comprador precisa arcar com as variações nas taxas de juros que ocorrem no decorrer do contrato, que costuma ser de longo período. Para quem deseja se desvencilhar mais rápido desse compromisso, é possível quitar o financiamento do veículo com um consórcio.

 

José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás explica que o cliente adquire uma carta de crédito no valor do saldo devedor do financiamento contratado e, ao contemplar a sua cota de consórcio, faz a quitação do financiamento e deixa de pagar altos juros e IOF, passando a ter parcelas de consórcio bem mais baixas e sem encargos financeiros. “Isso garante uma grande economia com o desconto sobre juros futuros, aqueles que seriam pagos no decorrer do financiamento”, pontua.

 

Dados do setor

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o consórcio de veículos leves é líder indiscutível no sistema e alcançou em 2023, pela primeira vez, o patamar de R$ 100 bilhões de créditos comercializados. A somatória chegou a R$ 104,32 bilhões, aumentando em 27,9% o resultado alcançado no ano anterior. No 1º bimestre de 2024, a modalidade continuou em crescimento e registrou quase 12% de incremento.

A modalidade dispõe de diversos grupos e planos de pagamento que atendem às necessidades de cada cliente, possibilitando ao consorciado se programar financeiramente para comprar o desejado automóvel novo ou usado sem pagar juros e sem comprometer o orçamento familiar ou da empresa. “É acessível, flexível e muito menos burocrático do que outras linhas de crédito. Sabendo o valor necessário para o investimento, o cliente pode escolher a quantidade e o valor das parcelas. Assim, pode contratar o plano que mais se enquadre no orçamento e evitar dores de cabeça no futuro”, complementa Souza.

Fonte: Assessoria