logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Economia circular fomenta pequenos negócios e empreendedorismo feminino

Pesquisa da OLX aponta que empreendimentos comandados por mulheres já são mais valorizados por consumidores

28 de maio de 2024

A baiana Sabrina Souza de Oliveira, de 28 anos, é proprietária de um e-commerce, cujo negócio é focado na compra, restauração e revenda de equipamentos de ginástica usados, especialmente esteiras. Os produtos ganham uma nova vida por meio de sua loja. A empresária de Salvador é um exemplo de empreendedorismo protagonizado por uma mulher que encontrou na economia circular uma boa oportunidade de negócios.

 

A iniciativa de Sabrina e de outras mulheres empreendedoras já são mais reconhecidas pelo país. Segundo recente pesquisa da OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil, que avaliou a representatividade feminina no consumo e no varejo, metade dos consumidores brasileiros entrevistados afirmam apoiar comércios liderados por mulheres.

 

De acordo com a pesquisa, 28% dos respondentes sempre valorizam estabelecimentos comerciais liderados por empreendedoras; 23% informaram que às vezes dão suporte. Entre os que apoiam negócios gerenciados por mulheres, a compra de itens foi a ação mais citada, representando 31% das respostas. A divulgação do negócio e o apoio às mulheres ficaram em seguida, ambos com 10%.

 

A pesquisa quantitativa online foi encomendada pelo Grupo OLX e realizada por meio da plataforma de human analytics da MindMiners, que entrevistou 600 pessoas em fevereiro.

 

Nova vida aos equipamentos

 
Sabrina explica que o equipamento usado passa por uma avaliação e negociação antes da compra. “Quando chega em nossa oficina, a gente reforma, troca as peças desgastadas, coloca pra funcionar (caso não esteja funcionando) e depois anunciamos para vender ou locamos para condomínios”, afirma. “Procuramos dar vida ao produto a fim de evitar o descarte e manter a utilidade do equipamento. Assim, vendemos o item usado a um preço mais acessível para clientes que desejam comprar o equipamento, mas que não podem investir no valor do novo”, explica a empresária.

 

A baiana reforça o valor do seu negócio para o meio ambiente e os benefícios da economia circular. “Tratamos o equipamento, recolocamos no mercado e evitamos o descarte para o meio ambiente, o que é benéfico para a diminuição do lixo. Ajudamos, assim, a girar a economia e atender às necessidades dos nossos clientes”, afirma.

 

Essa consciência ambiental também é compartilhada pela OLX. “No nosso modelo de atuação, os negócios sustentáveis conversam com a economia circular, que é um modelo de consumo e produção que tem como objetivo ampliar a vida útil dos itens, como uma alternativa sustentável e econômica. A população, de modo geral, vem se abrindo ao mercado de usados, entendendo como ele funciona e seus benefícios. Essa visão do potencial dos produtos de segunda mão abre possibilidades, inclusive, para quem deseja empreender e comercializar itens. Dados da OLX mostram que o brasileiro possui, em média, R$ 2.113 em produtos sem uso dentro de casa e que poderiam ser fonte de geração de renda extra”, comenta o VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, Flávio Passos.

 

Usados mais em conta

 

Por falar em ginástica e musculação, a OLX fez um levantamento sobre o desempenho de procura e venda desses produtos na plataforma. A bicicleta ergométrica é o item mais comercializado nos dois primeiros meses deste ano, o que representa 69% do share de vendas dentre os itens avaliados.

 

A estação de musculação, conhecida também por crossover, ocupa o segundo lugar no ranking de vendas de artigos de ginástica por meio da plataforma, com 15% das comercializações. Na terceira posição, está a esteira ergométrica, com 13%. Máquina de Leg Press, cadeira extensora e banco de musculação estão na quarta posição, empatados com 1% de share.

 

 

A bicicleta ergométrica foi a mais procurada no período. A estação de musculação e esteira ergométrica ocupam a segunda e terceira colocações, respectivamente.

 

A bike também lidera dentre os mais anunciados na plataforma. A esteira ergométrica vem na vice-liderança, seguida pela estação de musculação, no terceiro lugar.

 

 

O cross over é o que tem maior economia na compra dentre os aparelhos de segunda mão analisados, sendo 68% mais em conta no comparativo com um novo. A cadeira adutora vem na segunda posição, com 58% e a esteira ergométrica em terceiro, com 29%.

 

 

Como fazer uma compra online com mais segurança

  • Tire todas as dúvidas pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagens, contando com o suporte da OLX e dicas contextualizadas ao longo da jornada;
  • Preste atenção na etapa de conclusão da compra e não siga caso identifique alguma atitude suspeita;
  • Não divulgue seus dados pessoais nem seu número de celular;
  • Desconfie de preços ou ofertas muito abaixo do mercado;
  • Verifique na plataforma informações sobre o vendedor, como tempo de conta;
  • A OLX oferece Garantia da OLX, serviço pelo qual é possível pagar uma compra pela plataforma, sem precisar efetuar transferências para terceiros. Assim que o pagamento é confirmado pela OLX, o comprador recebe uma mensagem de confirmação diretamente no chat do anúncio;
  • Sempre peça a nota fiscal do item que está negociando. Desta forma, há certeza da legalidade da procedência do produto e, caso ainda esteja na garantia, é possível ter acesso à assistência técnica oficial;
  • No caso de uma compra ou entrega presencial, escolha lugares públicos e movimentados, como praças, shoppings ou estações de metrô. E, se possível, sempre vá acompanhado de outro adulto;
  • A OLX não possui parcerias com aplicativos de mobilidade, como Uber, Rappi e 99. Para vendas e compras com a Garantia da OLX, as entregas funcionam para todo o Brasil via Correios, Jadlog, Clique e Retire, Loggi e R3 Transportes. Verifique sempre na área logada do site ou app seu histórico de venda e como seu produto será enviado.
  • A OLX nunca solicita códigos de confirmação ou de segurança. Seja por telefone, e-mail, chat ou aplicativos de mensagens. Se você receber algum contato em nome da OLX solicitando qualquer código ou senha, denuncie na plataforma;
  • A OLX não envia e-mails com anexos ou links que redirecionam para fora da plataforma. Caso você receba alguma comunicação do tipo, não baixe nenhum tipo de documento e não clique nos links.

 

Fonte: Assessoria