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Foto: Divulgação/Embratur

Primeira reunião de trabalho entre Embratur e Consórcio NE define plano de ação para estados

Encontro, que aconteceu na sede da Agência, estabeleceu cronograma para ações; secretários e secretárias de turismo devem eleger produtos turísticos prontos para a comercialização no mercado internacional

27 de maio de 2024

Secretários de turismo da região Nordeste têm até o fim de julho para enviar, à Embratur, um plano de ação com os produtos turísticos prontos para a comercialização no mercado internacional. O prazo foi acordado na 1ª reunião de trabalho entre a Agência e o Consórcio Nordeste, nesta sexta-feira (24). A parceria para promover o turismo nos nove estados da região foi firmada em março deste ano, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Além da divulgação dos destinos, o acordo irá gerar investimentos, emprego e renda para os moradores da região.

O encontro, que também abriu para a participação virtual, teve a presença de representantes da Embratur, do Consórcio Nordeste, do presidente da Clia, Marco Ferraz, e das nove secretarias de Turismo do Nordeste.

A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, abriu o encontro, que foi marcado por debates colaborativos, e afirmou que a iniciativa irá promover o Nordeste como um todo.

“Iniciamos essa parceria de muita importância para a Embratur com um plano de ação que faremos juntos, Agência e Consórcio,  para a promoção do turismo internacional. Assim, iremos trabalhar a região Nordeste como um grupo de destinos com coerência, autenticidade entre si e com experiências que se complementam”, pontuou.

Para a secretária executiva do Consórcio Nordeste e secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Faustino, a parceria com a Embratur irá alavancar os destinos nordestinos para o público estrangeiro trazendo o turismo como segmento importante para a economia do Brasil.

“A gente sabe que no Brasil, tanto nos nossos estados, quanto no Brasil como um todo, recebemos um número de turistas muito aquém de todas as potencialidades turísticas. E esse é um trabalho que está sendo realizado, de forma contínua e que nós estamos batendo vários recordes, não só nos estados, mas no Brasil, de fluxo de turistas nacionais e internacionais. Essa parceria com a Embratur é imprescindível para que a gente alavanque, cada vez mais, o desenvolvimento econômico e todo o segmento de serviços ligados à atividade turística, que fato é a mola propulsora de todo o Nordeste, sem dúvida alguma, para crescimento econômico”, complementou.

De acordo com o Portal de Dados da Embratur, os estados nordestinos receberam 256.633 visitantes estrangeiros em 2023, a maioria (64,46%) vindos da Europa. Os estados da região que mais receberam turistas internacionais, no ano passado, foram, respectivamente, Bahia, Ceará e Pernambuco. Já de janeiro a abril deste ano, 110.290 turistas estrangeiros visitaram os destinos nordestinos.

O secretário de Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, participou do encontro e destacou a importância dessa parceria. “Sabemos que o turismo é uma das principais molas propulsoras da economia da região Nordeste, e trabalhando todos juntos, nos fortalecemos ainda mais. Este é o momento de compartilharmos nossas experiências e apresentarmos nossos principais desafios”, destacou Monteiro.

Fonte: Embratur