logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Daniel Silva/Secom-JP

Economia Criativa: roteiros juninos na Paraíba e Pernambuco oferecem experiências autênticas e criativas

Regina Amorim destaca o turismo e a riqueza da cultura nordestina com festividades, gastronomia e artesanato, proporcionando vivências únicas aos visitantes

27 de maio de 2024

A criatividade com autenticidade no turismo possibilita diferentes olhares, pois envolve aspectos: sociais, culturais, antropológicos, psicológicos e comportamentais.

Autenticidade tem a ver com a originalidade das experiências que o turista vivencia, considerando a memória simbólica e afetiva que encanta quem visita. A cultura local caracteriza o dinamismo, a tradição, a criatividade e a resistência dos protagonistas, que efetivamente promovem o diferencial e a autenticidade do entretenimento, proporcionando as interações entre turistas, comunidade receptora e a qualidade da oferta turística.

Os roteiros integrados do Agreste Central de Pernambuco e do Vale dos Sertões da Paraíba, enaltecem o pertencimento, os saberes e fazeres autênticos da cultura junina nordestina. Porque fazer turismo, não precisa de nenhum apelo importado, mas sim, da relação do turista com a cultura da comunidade visitada.

Ainda em fase de curadoria, a formatação do roteiro criativo São João de Pernambuco, passa por oito municípios da região turística: Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Gravatá, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Sairé, Bonito e Caruaru. O roteiro traz as melhores experiências juninas com foco na economia criativa, na valorização do forró pé de serra, a culinária junina, o artesanato, dando visibilidade aos verdadeiros atores culturais do turismo.

A proposta é que esse roteiro aconteça nos finais de semana, o ano inteiro, gerando entretenimento com a cultura junina, para os visitantes e para a comunidade. Pelas suas características é a identidade de cada cultura que gera a empatia, o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular, com características próprias. Essa é a beleza de se conhecer destinos turísticos, que preservam seus valores, sua história e tradição.

No cenário turístico atual, o turista busca experiências únicas, enriquecedoras, memoráveis, inusitadas. A formatação desses roteiros atende às tendencias do turismo, o melhor caminho para trilhar nos próximos anos, com assertividade sem perder a afetividade e a identidade das experiências criativas e colaborativas do turismo.

A identidade que se relaciona com a percepção do que é autêntico, faz o turista perceber as referências simbólicas, que mexem com o seu imaginário e suas emoções. Vários estudos apontam a mudança de comportamento dos turistas. Nos últimos anos o turista quer ir além do turismo convencional de sol e mar, de visitar pontos turísticos. Ele busca maior contato com a natureza, as experiências e a singularidade das comunidades, seja desfrutando de um roteiro junino, de uma rota gastronômica, de visitar um ateliê de artesanato ou de moda autoral.

As mudanças do perfil do turista acentuam-se com a busca de experiências exclusivas, inusitadas, a preocupação com a sustentabilidade e o resgate dos vínculos culturais locais. Faz parte do roteiro criativo e integrado, unindo Pernambuco e Paraíba, a experiência diferenciadas de cortejo junino, o casamento matuto, os espaços cenográficos, as oficinas de panela de barro, de forró e de adereços, o artesanato, marcando de maneira profunda e positiva a visita do turista.

A quadrilha improvisada, o passeio a cavalo no Arraial do Haras em Santa Luzia – PB, as compras no Mercado Público de Patos – PB, a visita à comunidade rural de Picotes em São Mamede – PB e o pôr do sol ao som da sanfona com o Grupo de Dança Xaxado são momentos inesquecíveis.

Os Papangus que caracterizam o carnaval de Bezerros – PE, recepcionam os turistas com o “Papandrilha” em clima de forró. A quadrilha espetáculo, o museu de cordel, os bacamarteiros e a experiência do Alto do Moura em Caruaru – PE é um roteiro rico de exclusividade e criatividade, agregando valores simbólicos e interesses especiais.

É com esse olhar que a Rota dos Festejos Juninos, Vale dos Sertões da Paraíba, já é comercializada o ano inteiro, pelas Agências: Criativa Turismo, Manu Te Leva e WG Turismo, sendo um final de semana, passando pelos municípios de Patos, São Mamede e Santa Luzia. Em breve as Agências também irão comercializar o roteiro criativo junino, no Agreste de Pernambuco, que também acontecerá nos finais de semana, o ano inteiro.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim