logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Conscientizar profissionais com educação nutricional nas empresas: vale a pena aderir?

Ações para promover a alimentação saudável podem aumentar o bem-estar e a produtividade dos funcionários

22 de maio de 2024

Diferentes iniciativas podem ser adotadas por líderes e gestores para promover a motivação no trabalho e o engajamento dos funcionários. Algumas são mais difundidas, enquanto outras ainda seguem pouco utilizadas. Os treinamentos e práticas direcionados à educação nutricional são uma forma de promover esses benefícios no ambiente de trabalho.

Ao conscientizar os profissionais sobre a importância de uma alimentação balanceada, ensinando medidas para a adoção de hábitos saudáveis dentro e fora da organização, é possível garantir o bem-estar da equipe, o que tende a aumentar a satisfação e a produtividade, além de reduzir as ausências por problemas de saúde.

Para isso, as empresas podem adotar medidas como a realização de palestras, campanhas e workshops sobre o tema, a contratação de nutricionista para a elaboração do cardápio das refeições servidas no refeitório da organização e a oferta de benefício refeição para que o colaborador possa fazer escolhas saudáveis.

Uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas é defendida pelo Ministério da Saúde como uma prática essencial para a manutenção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida, o que impacta a vida pessoal e, também, profissional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas que se alimentam mal podem desenvolver uma série de doenças, como anemia, hipertensão, diabetes e obesidade. As enfermidades podem comprometer a saúde e reduzir a produtividade no trabalho.

A adoção de treinamentos relacionados à educação nutricional pode, portanto, conscientizar a equipe e alertar sobre os inúmeros problemas de saúde que a falta de uma alimentação saudável pode trazer.

Estudo conduzido pela Universidade de Brigham Youg, nos Estados Unidos, mostrou que uma pessoa com má alimentação é 66% mais propensa a apresentar queda de produtividade, podendo também ter problemas de indisposição, fadiga e má digestão durante e depois do expediente.

Como funcionam as iniciativas de educação nutricional nas empresas

As iniciativas ligadas à educação nutricional dentro do ambiente corporativo incluem ações que trazem princípios básicos sobre nutrição, saúde e hábitos alimentares. O objetivo é capacitar os funcionários a tomar decisões mais saudáveis no dia a dia.

Realize treinamentos especializados

A primeira forma de adotar a educação nutricional no trabalho é por meio de treinamentos especializados. A ideia é buscar por profissionais qualificados na área da nutrição para ministrar palestras e orientar sobre hábitos alimentares. As capacitações contribuem para conscientizar a equipe e podem ser feitas quinzenal ou mensalmente.

Ofereça conteúdos didáticos sobre o assunto

Outra forma de conscientização é a criação de conteúdos didáticos sobre o tema. As empresas podem produzir cartilhas, divulgar panfletos informativos em quadros da organização e enviar newsletter para os colaboradores abordando a educação nutricional.

A ideia é que a medida seja feita após os treinamentos para relembrar os tópicos mais importantes e continuar a conscientização. As equipes de Recursos Humanos e Marketing podem atuar em conjunto para elaborar os informativos e incentivar os colaboradores a se alimentarem melhor.

Priorize alimentos saudáveis nas confraternizações

A empresa também pode mostrar na prática que está levando a sério o assunto. Para isso, em eventos e confraternizações deve priorizar alimentos de qualidade e que se encaixem nos padrões de uma alimentação saudável.

A medida é uma forma de evidenciar para os funcionários que os alimentos saudáveis também podem ser gostosos e que é possível incluí-los nas refeições do dia a dia.

Faça parceria com profissionais da área

Com o conhecimento obtido nas ações de educação nutricional, os colaboradores precisam colocar em prática o que aprenderam, e o apoio de um profissional pode ser fundamental nesse processo. Dessa forma, as empresas podem investir em parcerias com nutricionistas.

Eles poderão auxiliar em todas as etapas e realizar monitoramentos, considerando as características de cada trabalhador, propondo hábitos alimentares que realmente sejam eficazes para a sua rotina.

Fonte: Varejo SA