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Foto: Freepik

Transformação digital: 6 inovações que o e-commerce ganhou com a IA

O cenário do e-commerce tem passado por grandes transformações, graças às inovações trazidas pela inteligência artificial nas mais diversas áreas do negócio

21 de maio de 2024

As transformações no e-commerce estão sendo impulsionadas pelas inovações da inteligência artificial, que têm um impacto substancial em várias áreas do setor. De acordo com dados da Bard, plataforma de IA Generativa do Google, o mercado global de inteligência artificial está projetado para um crescimento substancial, atingindo a marca de 190 bilhões de dólares até 2024. Além disso, estimativas da Data AI sugerem que os downloads de aplicativos com IA generativa devem aumentar em 40% em relação ao ano anterior, alcançando 2,3 bilhões em todo o mundo. Ou seja, a partir dessas projeções, a transformação digital está em uma trajetória sólida para esse mercado, com impactos significativos no e-commerce.

Seguindo esse contexto, Nícolas Fernandes, CSO da Social Digital Commerce, trouxe insights sobre o papel transformador da inteligência artificial no aprimoramento da eficiência, precisão, gestão e personalização no e-commerce, durante sua participação na Conferência Minas Gerais E-commerce Brasil deste ano. “A inteligência artificial está, na verdade, se fazendo presente em todo o processo do e-commerce: da execução à experiência, incluindo até mesmo a parte de engajamento”, destaca Nicolas. “A evolução da IA no e-commerce não é apenas uma inovação tecnológica, mas uma transformação fundamental na maneira como as empresas se conectam com os consumidores”, finaliza.

Confira seis inovações que o e-commerce ganhou com a IA:

Análise preditiva e forecast de vendas

Por meio da análise de dados históricos e de uma gama de variáveis relacionadas às experiências e trajetórias de negócios ao longo do tempo, a inteligência artificial proporciona uma gestão de estoque mais precisa e previsões de faturamento mais acuradas para um determinado período, impactando diretamente as operações comerciais e seus planejamentos futuros.

Hipercustomização das plataformas e campanhas de venda

Ao incorporar inteligência artificial, as plataformas de e-commerce estão elevando a personalização dos resultados de busca. Isso não apenas aumenta a eficácia das campanhas de cross sell e up sell, mas também possibilita uma compreensão mais profunda do perfil do público-alvo, culminando em vitrines customizadas que atendem às necessidades e preferências dos consumidores de forma mais precisa

Evolução humanizada dos chatbots

Uma das tendências mais promissoras é o aprimoramento na interação dos chatbots. A utilização de linguagem humanizada está se tornando cada vez mais predominante, resultando em uma experiência de atendimento ao cliente mais autêntica e eficaz.

Inteligência artificial na aquisição de mídia

Com a introdução de tecnologias avançadas, plataformas de compra de mídia, como Google, Meta, TikTok Ads e Pinterest, estão integrando inteligência artificial para personalizar campanhas e otimizar métricas de tráfego, consolidando-se como um dos principais impulsionadores de inovação no comércio eletrônico recentemente.

Automação na execução do e-commerce

Do processamento de pedidos à personalização da jornada do cliente, a inteligência artificial está revolucionando o e-commerce. A automação está se tornando cada vez mais proeminente, especialmente nos centros de distribuição, onde robôs inteligentes desempenham funções como seleção, estocagem e deslocamento de produtos.

Immersive commerce

O “immersive commerce”, ou comércio imersivo, introduz os consumidores em experiências envolventes de realidade virtual e aumentada, permitindo que eles se sintam dentro de uma loja física, mesmo estando online. Essa inovação está moldando o futuro do e-commerce e varejo, especialmente com o desenvolvimento de dispositivos como o Apple Vision Pro.

Fonte: Varejo SA